23 fevereiro, 2009

"Só faltou o juiz pôr-me um pé-de-cabra na mão"

Ora cá está um belo título, com um enorme potencial humorístico. Deixo aqui, para vosso deleite, a notícia escrita por Fernando Basto que o Jornal de Notícias publicou no dia 31 de Janeiro:

" "Ó senhor juiz: eu roubo carros para ir comprar droga, mas depois até tenho o cuidado de os deixar em parques de estacionamento, de preferência nas traseiras das esquadras". A frontalidade, o ar excêntrico e agitado do jovem toxicodependente não mexeu com a aparência séria e compenetrada do juiz, mas gerou um sorriso contido na procuradora do Ministério Público.

N., 27 anos, desempregado, tinha sido apanhado pelos agentes da autoridade a conduzir um veículo furtado, na Rua das Condominhas, no Porto, sem estar habilitado. Era já a sétima vez que era preso pelos mesmos factos. Na esquadra, veio a saber-se que N. tinha um processo pendente em Famalicão, por furto de viatura e condução ilegal, e que o juiz o havia obrigado à permanência na habitação.

"Eu sou viciado em heroína e cocaína. No tribunal, mandaram-me para casa e nem me puseram pulseira no pulso, só faltou foi porem-me na mão um pé-de-cabra", explicou, em tom irónico. Cedo, juiz e procuradora perceberam que, sob o sarcasmo dos comentários do jovem, escondia-se um caso que exigia intervenção imediata.

"Eu quero é que o tribunal me mande para tratamento. Preciso de me tratar para deixar de andar a roubar carros para ir à procura da droga", clamou. A procuradora entendeu que algo devia ser feito para impedir que N. saísse de casa e andasse pelas ruas e depressa notificou o juiz de Famalicão sobre o perigo de fuga do arguido.

"A casa não é minha, é da minha namorada, que é alternadeira. E agora não me deixa lá entrar. Assaltaram-lhe a casa e ela julga que fui eu para comprar droga". Desempregado, N- foi condenado a uma multa de 700 euros.

"O tribunal não lhe pode mandar para tratamento, tem de ir à Segurança Social", considerou, secamente, o juiz. N. mexeu os ombros. "Não garanto que não volte para a rua roubar carros", advertiu.


Pois. Se calhar o título engana bem. Se calhar, nós que andamos na rua e temos carros e bens e essas coisas todas já não achamos o texto com qualquer potencial humorístico. Sem, no entanto, deixar de sentir a vontade de chamar palhaços aos homens de leis no nosso país.

Para quem não leu e prefere a versão resumida, cá vai: um toxicodependente é apanhado a roubar carros e o juiz manda-o para casa sem qualquer controlo, confiando que a sua palavra é o suficiente para que o pobre homem a cumpra sem questionar. E com certeza que, sendo drogado, até aproveita para se desintoxicar em casa. Fácil!
No entanto - surpresa! - este malandreco desobedece ao sr. dr. juiz e é apanhado na rua a conduzir mais um veículo roubado. Presente a tribunal, ele mostra saber mais sobre os deveres de um juiz do que os próprios, admite que se o deixarem à solta vai roubar outra vez e pede encarecidamente que o ajudem a livrar-se do vício.
A juíza acha então que o melhor a fazer é dizer-lhe "vá à segurança social" e aplicar-lhe, a ele, desempregado e ladrão de carros para poder comprar droga, uma multa de 700 euros.

GENIAL.

Isto é um caso... Quantos mais haverá? Podia dissertar muito mais aqui mas não me apetece. Apetece-me vomitar na cara dos grandes senhores das leis, mas não posso. Este mundo é mesmo feito de injustiças...

2 comentários:

Anónimo disse...

LOL

E anda gente à procura de material para fazer comédia. Uma sugestão: tribunais portugueses. Quem não quiser levantar o traseiro, sempre pode esperar sentado, refastelado no seu sófá, pelas notícias extremamente mediáticas da TVI... Mas pronto, isto sou só eu a dizer. Também já disse que o senhor Eduardo Moniz precisa de apoio psiquiátrico e ainda não ouvi nada sobre o divórcio... Hum... se calhar é melhor ninguém ligar ao que eu digo. Tal como toda a gente faz quando ouve as bujardas filosóficas da Manuela Moura Guedes... Só que eu tenho uma boca mais pequena...

:P

*

prl disse...

Essa notícia é algo de surreal, parece tirada de um filme cómico lol... Como é que se deixa uma pessoa que diz que vai cometer um crime sair para a rua depois de ter sido apanhado em flagrante e já ser a sétima vez que acontece?

Bem, ao menos é igual para todos. Há aí muita gente vestida de político que também é apanhada em em verdadeiros crimes e não lhes acontece nada :P

*