27 fevereiro, 2009

C'era una volta...



Imaginem que estavam na faculdade e que de repente vos era dada a oportunidade de, durante seis meses, continuar o vosso curso numa cidade europeia à escolha, de entre um vasto leque de opções. Para que os custos extra não pusessem ninguém de fora, era-vos oferecida uma bolsa para poderem suportar as despesas de uma cidade mais cara e da renda de uma casa.

É claro que uma oferta destas tem de ter contrapartidas... E o que este gesto de inquantificável generosidade vos pede em troca é que estudem como se estivessem cá (mas menos, só que eles não dizem isso porque parece mal :P), e que se divirtam muito. Que conheçam uma nova cultura de perto, que aprendam uma nova língua, que durante seis meses sejam cidadãos de um outro país, que viagem, que se cultivem, que façam amizades internacionais, enfim, aquilo que não está previsto no programa do curso da faculdade para o qual entraram. Parece-me uma contrapartida justa.

E eu aceitei aquilo que, à primeira vista, é impossível recusar! Surpreendentemente, num universo de bem mais do que uma centena de alunos, só 6 ou 7 pessoas é que também embarcaram na aventura....

Fui para Roma. Fui conferir se aquilo tudo que falam sobre Erasmus é verdade. Às vezes as pessoas gostam de exagerar e eu não gosto cá de ser comida por lorpa. E constatei que, de facto, as coisas não são bem assim...

São infinitamente melhores.

São uma fuga do dia a dia, são o viver de uma nova vida com um timeline delimitado à partida e que nos permite viver ao máximo e aproveitar cada dia. É bom sabermos que estamos a ter uma oportunidade única na vida e saber aproveitá-la... é tão bom! Responsabilidades a roçar o zero, viagens e visitas a e de amigos/conhecidos/amigos de conhecidos que também estão "poisados" um pouco por toda a Europa, a inevitabilidade de me apaixonar por Itália e por toda a sua riqueza cultural, arquitectónica, paisagística e gastronómica :P (e com isso ganhar imensos kg e mesmo assim pensar "logo penso nisso").

São seis meses que valem por um curso inteiro feito ali ao lado de casa...

Só há uma pequena coisinha, que dura um dia, mas que é o suficiente para nos atormentar com saudades e nostalgia, e que nos faz desejar voltar atrás no tempo: o regresso a casa. É uma viagem que de certa forma atormenta...

Quando vimos a casa no Natal, sabe bem! Matar as saudades da família e dos amigos, contar as novidades, voltar a dormir na nossa cama, não ir às compras e carregar os sacos todos a pé :P andar de carro!! Comida da mamã e mimos da mamã!


Mas quando regressamos definitivamente, dói. Aquela realidade, ao contrário daquela que vivemos toda a nossa vida, não vai ficar à espera que a retomemos... e eu não me importava de trocar um bocadinho. Trocar a rotina de sempre, os lugares de sempre, as obrigações de sempre por mais uns valentes meses romanos...

Podemos sempre voltar à cidade que nos acolheu enquanto erasmus, mas nunca será a mesma coisa. Os amigos que fizemos não estão lá, já não temos a nossa casa. Deixa de ser um bocadinho a nossa cidade para ser a cidade dos novos estudantes que desfazem as malas para viver tudo aquilo que eu vivi... E a minha Roma esquece-me, para se entregar a novas caras.

Faz hoje um ano.

5 comentários:

O Analista disse...

SE tu tivesses estudado o que eu estudei lá, e tivesses deixado de ir a Cuccagnas, em vez de andares a brincar aos milagres da santinha de Fátima, SE calhar não tinha sido assim tão bonito! Digo eu... :P Vá.. deixa lá que daqui a uns dias eu também 'volto'... e lembra-te que fui o último a partir...

Anónimo disse...

Há efemérides que nos tocam o coração... gostava de ter ido assim, seis meses para outro lugar qualquer... mas olha, eu já estava nesse outro lugar qualquer =)

Biju*

O Analista disse...

Ó tonta, faz dia 4 de Março um ano que eu voltei também... Era isso que queria dizer...

Anónimo disse...

Armei-me em santinha e nunca tive a coragem de "estragar a média" ao mandar-me pra fora de erasmus. Se calhar, ao contrário de ti, fui "comida por lorpa" pq na faculdade toda a gente me dizia q ir pa erasmus era "perder um ano"... Devia ter ido ver pelos meus próprios olhos e não fui. Mas nada está perdido :P Não está pq supostamente o meu curso acaba po ano e eu mt sinceramente não me estou a ver trabalhar já po ano, portanto, vou-me fazer de "parasita" mais um anito ou dois... E o engraçado é q os meus pais até dizem "axo mt bem!"... uó?! então se é assim, deixa-me aproveitar! Sim, pq reforma já sei q só la pós 70 (e tais...), então qual é a pressa de começar a descontar tão cedo? Nah, eu axo q vou arriscar a ir la pa fora... :P

Joao Bispo disse...

Também tive uns mesitos lá fora, mas na Holanda. E também me dediquei mais ao trabalho do que a ver as vistas. Foi óptimo, mas gostei ainda mais de voltar.

Qualquer que seja o caso, um Erasmus é sempre bom. Descobre-se sempre coisas novas, conhece-se gente diferente. Se gostarmos, ficamos com uma experiência que não se compra, se não gostarmos, olhamos para a nossa casa de outra maneira.

Highly recommended =)