01 março, 2009

UHF - um mistério da cultura (?) portuguesa

A notícia de que os UHF se preparam para criar uma ópera-rock dedicada ao Benfica fez-me repensar uma dúvida que tenho há já algum tempo.

Os UHF são aquela banda da qual toda a gente já ouviu falar. "Sou Benfica", "Cavalos de Corrida", enfim, não há quase ninguém que não conheça uma destas músicas ou que pelo menos não conheça a figura de António Manuel Ribeiro, o vocalista. Contam com 30 anos (!!!!!!!!!!!) de carreira e outros tantos discos lançados.

Mas...

Alguém conhece um, um único fã de UHF? Quem é que já viu em qualquer rede social na parte das bandas preferidas aquelas três letrinhas serem referenciadas como banda favorita? Quem é que nos discos pedidos da rádio pede para ouvir UHF (o "sou Benfica" não conta) ? Conhecem algum amigo que delire com esta banda? Que tenha a discografia? Que ostente algum merchandise de UHF? Alguém já ouviu trautear uma música de UHF no metro, no comboio, alguém já ouviu um taxista falar sobre UHF? (mais uma vez, o "Sou Benfica" não conta, por motivos óbvios).

Eu não. Nunca. A minha resposta é não a todas as questões que eu coloquei. E se alguém conhecer, que me diga por favor que fenómeno é este. Se uma banda sobrevive três décadas, tem que ter uma grande legião de fãs que os sustentem.

Senão, só vejo três hipóteses:

1) . Os membros dos UHF têm uma família muito grande que compra os CDs todos sempre que são lançados, dando a ideia de que eles são muito requisitados e, portanto, vale a pena apostar neles.

2). Algum membro dos UHF ou algum dos seus familiares foi premiado com uma lotaria choruda e sustenta-os, fazendo-os acreditar que eles são uma banda trintona e sucedida a valer.

3). Os UHF são um mito, está tudo na minha cabeça, tenho de reforçar a medicação.


Alguém que me responda, estou muito confusa :(

13 comentários:

O Analista disse...

Quem são os UHF?! Isso para mim é Ultra High Frequency... Além do mais, quase que aposto que são as vozes na tua cabeça, e não tomaste o Prozac hoje.

Ah, e antes parasita do que andar a brincar aos jornais, e a acabar a trabalhar num stand do Tio Belmiro! Bip! Bip! Bip! Sara Daniela à caixa 9! Sara Daniela à caixa 9!

Anónimo disse...

Exemplo:
"Com mais de uma hora e meia de concerto, os UHF saíram do palco, regressando para um encore, onde não faltou «Cavalos de Corrida», como é mais que evidente.
O público não puxou mais pela banda e esta não regressou ao palco para um segundo encore. Os UHF chegam a realizar concertos com a duração de duas horas e meia, em noites em que público continua a pedir mais música. Quem quis continuar teve direito a ouvir os Osíris tocar música Rock até às 5 da manhã. Noite memorável…"

at Concertos Míticos – UHF em Aldeia Velha: http://capeiaarraiana.wordpress.com/2009/02/16/concertos-miticos-%e2%80%93-uhf-em-aldeia-velha/

:P
*


Nota: com isto não predendi demonstrar o meu gosto pela música deles, aliás, quem faz uma música para o Benfica não ha-de ter grande consideração minha...

Anónimo disse...

Mais...

http://araujo.wordpress.com/2007/11/14/v-encontro-de-fas-uhf/

http://uhfans.blogspot.com/2004_10_01_archive.html

P.S.: chego à conclusão q só sei fazer peskisas na net no meu pc :S

Sandy Mendes disse...

Sarita, confessa:

só dizes isso porque não há NINGUÉM que faça o mesmo,
muito menos com tamanha dedicação pelo teu FCP! É, não é?! Ok. :p

Bjox

***

Sara non c'e disse...

LOL Sandra, eu sou benfiquista :P

prl disse...

LOL, a verdade veio ao de cima! :D

Eu sempre soube.. nem que fosse por solidariedade :P

*

Sara non c'e disse...

Queres que te relembre quem é que se diz portista e depois aproveita cada oportunidade para usar o cachecol do Benfica e beijar o seu emblema? :P há muitas provas fotográficas!

prl disse...

Não tenho quaisquer problemas! (as coisas que eu faço só pra te ver feliz :P)

*

Anónimo disse...

pensei que era a primeira vez que os uhefe eram tema num blogue, mas afinal não. e tanta tinha que eles fazem correr! ._. ópera-rock de quem?! credo!

uhf_rock disse...

devem de ser crianças que teem o blog(Deserto do Sara), por acaso já tentaram fazer uma pequena pesquisa que seja para verem na realidade quem são os UHF? quer se goste ou não os UHF merecem respeito, em 2008 deram um grande concerto para mais de 18 mil pessoas na zona de Almada,os concertos teem sido muitos e a nação cada vez maior, o problema é que estas novas geraçoes de putos só querem é musica de pastilha de drogas, martelos e martelinhos lool

ponham as vossas trombas nestes sites aqui mencionados por mim e vejam um pouco do que é uma banda de rock puro e cru!!

isto chega ou querem mais?

http://www.uhfrock.com/
www.myspace.com/uhfrock
www.myspace.com/antoniomanuelribeiro
www.myspace.com/antoniocortereal
www.myspace.com/ivancristiano
www.myspace.com/metalcamera
http://www.youtube.com/antoniocarrasco76
http://www.youtube.com/paulojandre
http://www.youtube.com/uhfran
http://www.youtube.com/Drako5000

http://manuelaraujo.blogspot.com/2006/05/antnio-manuel-ribeiro-uhf-entrevista.html

http://rememberrock.blogspot.com/
http://canalmaldito.blogspot.com
http://rockemportugal.blogspot.com/
http://foradagaragem.blogspot.com/
http://santosdacasa.blogspot.com/
http://pensamentototal.blogspot.com
http://familiauhf.hi5.com
http://antoniomribeiro.hi5.com
http://uhfrock.hi5.com
http://paulojandre.hi5.com
http://fielseguidor.hi5.com
http://alagrimacaiu69.hi5.com
http://antoniocarrasco.hi5.com


respeitem um pouco da musica Portuguesa feita por Portugueses que só querem defender o que é dos Portugueses(musica cantada em Portugues)

Sara non c'e disse...

Caro uhf_rock. Começo por agradecer a elucidação acerca da legião de fãs dos UHF. A resposta à sua pergunta é óbvia: não, não pesquisei, não me dei ao trabalho de o fazer. Se o tivesse feito não tinha colocado a questão. E quando faço perguntas aprecio muito quem me responde e por isso o meu sincero obrigada.

O que eu não aprecio são ataques pessoais só porque não partilhamos gostos musicais. Por isso, da próxima vez que se quiser dirigir a mim (que não sou nenhuma criança nem tenho trombas), peço um bocadinho mais de respeito e educação.

Outra coisa. Só porque eu não gosto de UHF não significa necessariamente que desrespeite "a musica Portuguesa feita por Portugueses que só querem defender o que é dos Portugueses(musica cantada em Portugues)". Eu gosto de bandas portuguesas que cantam em português. Não gosto é de todas :)

Anónimo disse...

cheira-me que um dia destes vamos ter em lisboa um mestrado em uhefe, tal como os beatles já TÊM (ou vão ter) em liverpool.

-_-

Anónimo disse...

A pergunta continua em aberto...
como é que raio os UHF conseguiram sustentar ao longo de 30 anos.

Não é meia dúzia de gatos pingados e 18 mil pessoas num festival à borla que me esclarece.

Mistérios! haha