14 fevereiro, 2009

Maldita preguiça

Estava eu tão bem humorada depois de um dia em que o sol regressou, a ler um livro deitada no sofá enquanto a minha avó via uma das suas novelas da TVI, que a preguiça me impediu de, após o fim da novela, mudar de canal. É que ver o Jornal Nacional é o que se sabe, e esta sexta-feira 13 estava-me a correr bem.

Começou o circo. Na primeira meia hora (!!!), Manuela Moura Guedes vomitou (aquela boca e expressão de justiceira dá um sentido literal a esta expressão) a seguinte variedade informativa:

A notícia de abertura era, na verdade, uma reportagem cujo mote é mais ou menos o costume: tentar fazer o trabalho que o PSD não é capaz de executar. Buscas à casa de Sócrates enquanto secretário de Estado do Ambiente, que acabaram por ser suspensas por falta de indícios (e em que a repórter tentava arrancar quase à força uma justificação do juiz que a indeferiu);

A circense reportagem prosseguiu com imagens de casas da autoria de Sócrates. Desta vez para desacreditar o Primeiro-Ministro são postos em causa projectos assinados por ele que, alegadamente, foram feitos por técnicos que necessitam do aval de um engenheiro civil. A prática é, de facto, ilegal. Mas se se começarem a investigar estas práticas, as cadeias vão ser ocupadas totalmente por engenheiros civis, tal é a abundância desta prática. A TVI mostrou ainda várias assinaturas de Sócrates, todas diferentes. Sr. Primeiro-ministro... de facto assim até a TVI percebe... um bocadinho mais de rigor.
É bonito ver a TVI tão preocupada com Sócrates. É que a repórter esqueceu-se de referir que, a partir do momento em que a assinatura está lá, qualquer problema referente ao projecto é da responsabilidade do engenheiro que a assinou. É bonito.

Segue-se - surpresa! - o caso Freeport e, após mais do mesmo, vem mais do mesmo: a recessão que "só o Governo não via e que resultou num crescimento de 0%...". Alguém devia dizer à MMGuedes que não há crescimentos de 0%. Ela provavelmente culparia o Governo por isso, mas ficava a nota. A quinta notícia da noite é a de que Cavaco discursou e mandou recados ao Governo, subentendidos, claro está. Não percebo como é que alguém com tantas provas dadas não está a fazer efectivamente alguma coisa, ao invés de ser apenas uma figura decorativa do país. Após a notícia, e antes de passar para a seguinte, a jornalista avisa: [olhar de justiceira] "O recado está dado" [/olhar de justiceira] (ops! o ar empinado não cessa jamais).

Após meia hora disto, a oposiç....a TVI continua a despejar notícias como o facto de os novos chips que a lei obriga a que cada condutor tenha servem apenas para pagar portagens porque "o Governo já recuou" em outras funcionalidades "porque não quer ver os chips vetados pelo Presidente da República em ano de eleições".

No meio disto tudo, e para prender os eruditos tele-espectadores do Jornal Nacional, atira-se uma notícia sobre futebol. Dado o rebuçado, segue-se mais uma peça sobre a Secreta do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), órgão do Sistema de Defesa Nacional. Parece que a Secreta afinal até está na internet, bem acessível. A TVI faz-nos a gentileza de lembrar que, num caso semelhante, passado em 1999, o então ministro da Defesa se demitiu. Ah! Mas a TVI quer que os seus tele-espectadores saibam ainda que quem tutela a Defesa é... Sócrates.
E no caso de haver alguém mais desatento, no fim da peça MMGuedes declara que espera para ver que consequências advirão deste caso.

Há mais. As eleições para secretário-geral do PS também são abordadas. Candidato único: José Sócrates, que não teve a decência de fazer campanha eleitoral suficiente e de atirar dinheiro fora numa campanha ganha à partida. A convidada a comentar (não sei bem o quê, tipo tudo) é Ana Benavente, uma ex-figura de topo do PS que agora é apenas militante de base. Estranho. Ana Benavente foi lá para criticar Sócrates. Fala, e bem, sobre o facto de Sócrates denunciar uma campanha negra contra ele mas nunca referir quem está por trás da mesma, deixando claro que é contra todas as políticas do actual PS e que nunca apoiou José Sócrates.
MMGuedes termina a entrevista com uma tirada irónica: "não há nada como a liberdade". É engraçado que a pessoa que o diz claramente não compreenda muito bem o seu conceito.

Uff... cansados? Estariam, se alguém tivesse resistido a leitura até aqui. Mas eu também estava. O Jornal Nacional cansa-me. É um cansaço misturado com nojo. A culpada era eu, que não mudei de canal a tempo. Enquanto pensava isto, Manuela Moura Guedes anuncia o destaque da noite: o "Pinocrates" da JSD. A JSD colocou cartazes em que Sócrates ainda tem um nariz mais feio do que o que na realidade possui. Maldade... E Sócrates acusa, na AR, que este acto é "vergonhoso para a nossa Democracia". Como jornal de impressionante olfacto jornalístico, a TVI vai buscar algo que já anda na blogosfera há tempo suficiente para que toda a gente já o soubesse: A "Acção Socialista" já tinha desenhado adereços à oposição em várias edições. A peça é elaborada em tom jocoso e faz de Sócrates um rapper que repete incansavelmente "cartazes vergonhosos para a nossa Democracia", "cartazes vergonhosos para a nossa Democracia". É um facto. Como também é um facto que a Acção Socialista é um jornaleco do partido e que a JSD usou cartazes políticos espalhados pelo país.

Por sorte o jantar estava na mesa e tive de interromper definitivamente a emissão do Jornal Nacional. É que o meu bolo alimentar corria o risco de ser vomitado só de olhar para a cara de MMGuedes. Mas ingerir alimentos ao mesmo tempo em que nos tentam impingir ideologia política pela goela abaixo é demais para o meu metro e meio de gente.

Pelo meio lembro-me ainda de ouvir MMGuedes tecer um dos seus típicos comentários de desdém pelo país. É gente mal-agradecida. MMGuedes devia beijar a calçada portuguesa. Só neste país é que uma pessoa como ela consegue apresentar um telejornal em horário nobre. E todos sabemos que não é pelos seus dotes intelectuais e muito menos jornalísticos.

12 comentários:

O Analista disse...

O tédio devia ser mesmo gigante.

*Andas a brincar aos telejornais... Andas,andas.

Beijo

Anónimo disse...

Às vezes gosto de ver esse telejornal para ouvir as tiradas da mulher. Há com cada uma. Ela a referir-se ao caso do cartaz da JSD disse qualquer coisa do género "E Sócrates, do alto dos seus olhos castanhos, defendeu-se..." Há poesia nisto, há sim.

Também gosto de ver porque é incrível observar com estes olhos que a terra há-de comer esse ser que ao sorrir até consegue sujar as orelhas de batom :x

Anónimo disse...

Hey! Pára tudo! Ofendeste a classe dos engenheiros e eu n gostei! Eu faço parte da "equipa dos bonzinhos"! Também há disso... =\

Quanto à prestação da grande (boca da) Manela, "eu até gosto muito de a ver trabalhar"... como palhaça! (Sem ofensa aos profissionais do riso!). Aquilo ve-se que é puro factor "c"... De "casamento"... Gostava era de saber q tipo de medicação é que o senhor Eduardo Moniz toma po coração, pq de cada vez q ele acorda de manhã, deve apanhar semelhante susto... Eu própria não sei se o meu coração aguentaria...

Não falaste no Sr. Pulido Valente, mas esse é outra personagem... Podiam por lá outra pessoa pa contrabalançar a qualidade da coisa, mas não, à sexta é msm pa desgraça! Do tipo: "Hj é sexta! Fim-de-semana à porta! Who cares? Serve qq coisa... ondé ké pa ir logo?..."

Trf dsf disse...

Manuela Moura Guedes como que uma betoneira a cuspir cascalho
(aquela boca e expressão de justiceira dá um sentido literal a esta expressão) a seguinte variedade informativa:

FIXED

xP

Sara non c'e disse...

LOL caro Abul, não queres "disponibilizar o teu perfil" ? ;)

Anónimo disse...

mas andamos a brincar aos blogs ou kê? deixe esse amuo em casa q o meu saxo n pode com tanto!

vê lá s aprendes a fundamentar as tuas escolhas melhor! jornalista q é jornalista, tem q ser convincente!

mande lá as berleitadas q entender, tal como diss a MMGuedes: "não há nada como a liberdade!"

Anónimo disse...

Só neste país é que uma pessoa como ela consegue apresentar um telejornal em horário nobre."

Well, nem tanto. Tens de ver a FoxNews mais vezes. De todo isto é algo "deste país" e de todo parece-me que somos dos países piores neste aspecto.

Aliás vou dar um exemplo. Mass Effect é um jogo que saiu no Natal de 2007 e a sua história ia desembocar num romance caso as opções dos jogadores assim quisessem. Claro que romance em videojogos é crime logo eles fizeram a cena muito mas muito leve como podes constatar
( http://www.youtube.com/watch?v=NragL5-7Mvo )

Isto originou na FoxNews e em geral fortemente nos media dos EUA a reacção de que era um jogo sexual com os auto denominados pedo n sei das quantas a defender as crianças.
Tudo com base em distroçoes da verdade e mentiras, como é exemplo este trecho da Fox News
http://www.youtube.com/watch?v=PKzF173GqTU
Resta saber onde estava full digital nudity and sex.

the point: Portugal está longe de ter o exclusivo destas personagens à la MMGuedes.

btw, ver o Guedes e o comentar q a Elsa referiu.. vi duas vezes e é de chorar a rir. Um gajo meio gago, lento a falar e a Guedes a querer disparar em todas direcções, com fogo na boca a completar raciocinios. Problema é que quando o senhor n quer propriamente seguir o pensamento dela, que basicamente é dizer mal das coisas. Então é a desgraça.

Pessoa, frizo, vem para wordpress. converte-te! 8)

btw, abul de cima sou eu lol

Anónimo disse...

@Sara non c'e
não quer disponibilizar para manter ao minimo a minha participação esta coisa obsoleta que dá pelo nome de blogspot. that's why XP

Sara non c'e disse...

Rumblepack: Mas a Fox é parva :P o resto do post está no teu blog. É que hoje arranquei um siso e não me apetece escrever mais (é claro que uma coisa tem a ver com a outra!)

Anónimo disse...

claro eu compreendo. Pessoal do blogspot arranca um dentito e é o ai jesus.

O meu conselho é comeres um gelado. Passa =)

Olha não quero ser chato mas já sendo tenho a dizer que para além de mudares para a wordress (tem uma ferramenta de importação e tudo; blogspot tem? lá está.. tens de te perguntar porque é que wordpress teve trabalho de fazer a ferramenta... a migração é tanta e quem fica na wordpress já não sai de lá lol) mas era arranjares uma skin diferente.
seriously... o preto com o branco passado um tempo fere os olhos. acabei de ler o teu post e fiquei com os olhos as cores :'(
machucaste-os. fazes isso por mim, em nome da continuaidade da nossa fraterna amizade? fazes fazes fazes? :D

Sara non c'e disse...

Ora, o blogspot não tem porque não gosta cá de vira casacas. É cá dos meus. É quase a mesma coisa que o cartão de sócio do Benfica ter uma opçãozinha para quem quiser mudar para o Sporting. Mais um ponto para o blogspot <3

Em relação ao teu pedido, já tive outras criticas e, por causa disso, admito reconsiderar... mas eu gosto tanto de preto :( Mas fica para uma próxima... se mudasse agora mudava tudo para vermelho. É que hoje já derramei muito sangue por causa de um simples dente :(

Anónimo disse...

pronto tadinha da minha Sara. breeee breee *sopro* . Já passou. Dente mau dente mau.

Mas é como na grey sabes. um bistori, umas fod*s e pronto tudo concertado >.<
por acaso tenho para ver o ultimo episodio o s05e15 e tou aki no talk de blogs..
mas eu sou um gajo posso-te assegurar. apenas vejo para saber o que o sexo oposto vê claro cof cof