24 julho, 2012

Música para totós

Cada vez tenho menos paciência para festivais. Porquê? Porque têm demasiadas.. como dizer... pessoas. E as pessoas precisam de ser entretidas, não aguentam estar num concerto caladas. Têm de socializar. Têm de estar constantemente a tentar passar à frente. E têm de continuar a conversar sobre banalidades durante músicas como a Exit Music (For a Film) dos Radiohead.

Fui ao Optimus Alive (esse evento do social, descobri) porque tinha credencial. Ou seja, não paguei bilhete. Mas se estivesse num concerto desinteressante (olá Miuda) e algum fã de Miuda (é inacreditável, mas esta banda tem fãs; tudo é possível neste mundo) olhasse para mim com olhar fulminante eu calava a bocarra e ia pregar para outra freguesia.

Em Radiohead, eu olhei para um grupo de conterrâneas que falava bem alto sobre banalidades e elas passaram os restantes minutos a mandar bocas. Não hei-de odiar pessoas?! É difícil compreender que um concerto é um momento único para alguém, e que se as pessoas querem falar sobre porcarias ou tirar fotos para dizerem no Facebook que estiveram lá, devem fazê-lo sem incomodar os outros?

É difícil. Numa sociedade tão individualista (egoísta?) é extremamente difícil respeitar os outros. Como se respeitar o outro constituísse uma castração, uma subtracção dos próprios direitos. Primeiro eu, depois eu, a seguir eu. Só depois a consideração pelo outro. Xiça penico.

Amanhã retomo a normalidade do que deve ser um concerto e vou ver, pela primeira vez, Antony and The Johnsons (acompanhados pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa). Promete ser um momento fantástico.
Qual é a única coisa que o pode estragar? Pessoas idiotas, pois claro. Espero que não me calhe nenhuma na rifa. E uma alma como esta não merece menos que o melhor público do mundo:






3 comentários:

Joana disse...

Fui ver os bon iver ontem e as miúdas idiotas ao meu lado tambem me estragaram um bocado o concerto.
Srsly, essa gente devia-se juntar toda e ir para uma discoteca ou coisa assim.

Catsone disse...

Sara, o último dos PJ tivémos (penso que também deves ter ido) de aturar as pitas que foram lá só para ouvirem "Just Breathe"!
Para veres a desgraça, os moços começam com Release e ouço nesse instante: "Essa não conheço... deve ser do novo álbum...". A minha resposta imediata: "ó pá, essa é mais velha do que tu!!!"

Sara non c'e disse...

Só para partilhar que no encore, no único momento em que o Antony se sentou ao piano para tocar a Hope There's Someone, uma tia ao meu lado saca do Blackberry e faz uma chamada para falar com alguém sobre assuntos vários.
Não querem que odeie pessoas...