07 dezembro, 2011

A montanha pariu... nada.

9 meses. Passados 9 meses de ausência, voltei ao ISCSP. É que hoje não arranjei mesmo nenhuma desculpa plausível (nem sequer estava céu nublado) e finalmente fui à biblioteca.

A biblioteca do ISCSP será uma das piores bibliotecas do universo de faculdades públicas daquela dimensão (não, não estou a falar da dimensão da presunção, estou a falar do tamanho real). Por isso, foi com agrado que li no site da biblioteca um texto bonito escrito por um rosto novo. "Queres ver que finalmente arranjaram uma bibliotecária a sério?", questionei-me mentalmente, num tom (mental) esperançoso. Embora tenha reparado que há várias prateleiras que continuam vazias e que os computadores são o maior atraso de vida possível.

Fui, então, procurar no motor de busca dois livros recomendados, há 9 meses (que vergonha, meu deus, sou uma fraude preguiçosa), pelo meu orientador. E reparei que os livros se evaporaram dali. Simplesmente não existiam na base de dados. E fiquei arreliadinha, como fico sempre que tenho de ir ao ISCSP.

À saída, travei mais ou menos este diálogo com uma das senhoras que lá trabalha:

Sara: Retiraram livros aqui da biblioteca? É que há uns tempos requisitei uns livros e agora não aparecem na base de dados...
Senhora: Não, estamos apenas a etiquetá-los novamente. Os que ainda não receberam etiquetação nova estão sem número e portanto estão fora da base de dados.
Sara: Mas vão demorar muito a etiquetar os que faltam?
Senhora: Sim.
Sara: ...
Quanto? É que preciso dos livros para a tese...
Senhora: Não sei...
Sara: ...
Então e não há outra maneira de os requisitar?
Senhora: Só se me der o código antigo...
Sara: Não sei os códigos dos vossos livros, só sei os títulos e os autores!
Senhora: Então diga-me o título, para eu procurar aqui na base de dados da biblioteca
Sara: Mas foi o que lhe disse no início, os livros desapareceram da base de dados!
Senhora: Pois, então não sei...
...

Tenho vontade de só voltar ao ISCSP daqui por outros 9 meses... Mas consta que tenho uma tese para entregar antes disso... Vou tentar ir à biblioteca da FCSH ou do ISCTE. Será que adoptam uma pobre aluna do ISCSP?

2 comentários:

Catsone disse...

Essa senhora não consegue guardar memórias de curta duração? Esse diálogo é transcendental... e estranhamente comum.

Sara non c'e disse...

Linguagem médica :P Acho que também padeço desse mal...