08 novembro, 2011

Arrivederci, Berlusconi

O dia em que se perspectiva a demissão de Silvio Berlusconi do cargo de Primeiro-Ministro de Itália poderia ser um dia feliz para a bota. Só não é porque Berlusconi esteve no poder de 1994 a 1995, de 2001 a 2006 e foi reeleito em 2008. Anos demais. E que deixam mazelas num país pelo qual sou apaixonada.

A Itália caminha hoje para uma situação aflitiva que por cá já conhecemos e o seu papel no mundo tem vindo a diminuir. Hoje ouvimos falar da Itália porque Berlusconi - um bon vivant com tiques de machista, fascista e mafioso - é apanhado nos mais diversos escândalos. A belíssima língua italiana vai ganhando novos termos como "bunga bunga". Hoje os documentários sobre Itália mostram-nos uma cultura demasiado presa à televisão, com uma programação feita à imagem do senhor media que Silvio Berlusconi foi e continua a ser, apesar da posição política que ocupa.


Basta de Silvio Berlusconi, escrevia a The Economist em 2006. Hoje volta-se a dizer o mesmo. Aos 75 anos, só a idade e a saúde o afastarão um dia de tentar voltar ao poder. Que os deuses romanos tenham pena de Itália e não permitam que isso aconteça.

Sem comentários: