17 abril, 2011

Continuando com a coerência temática que sempre pautou este pasquim, hoje apetece-me escrever sobre iogurtes. Porquê (e aqui sim, mantenho a coerência)? Porque estou arreliada com o mundo do iogurte, e apetece-me praguejar.

Segunda-feira perdi a cabeça e comprei 18 iogurtes. Uma data deles, agora que penso bem nisso. Dizem que temos de comer coisas saudáveis e um gajo não sobrevive só com bolachas e cafés, daí que resolvi investir na saúde.

Mas há algo que me arrelia profundamente no iogurte. Eu compro iogurtes de bolacha (mas é em iogurte, faz bem, não é?), morango e melancia, mas ao ler o rótulo percebo que na realidade estou a comprar iogurte de ovo, glúten, aspartamo e acessulfame K (?). E biscuit que é bom? Uns ridículos 0,8%.
Isto deixa-me melindrada.

Eu acho que nos andam a enganar. Nutricionistas, família, todos. Como é que uma coisa com o seguinte rótulo pode ser assim tão saudável? Deixo aqui os ingredientes do meu delicioso iogurte 'Adágio magro vanilla cookies':

Leite pasteurizado desnatado, leitelho (soa a coisa horrível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leitelho), açucar, fibra alimentar (inulina: 1,1%, pedaços de biscuit: (0,8%, que forretice), fermentos lácteos, xarope de glucose, aroma (isto é só uma porrada de químicos certo?), edulcorantes: aspartamo e acessulfame K, conservante: E 202 e concentrado de açafroa. Contém ovo (wtf?) e glúten. Contém uma fonte de fenilalanina.

Aroma? AROMA? Se eu quisesse um iogurte com aroma comprava um iogurte com aroma. Sendo que aquilo que parece separar um iogurte de aroma de um iogurte com comida a sério são... 0,8% de ingrediente. Isto é feio, senhores produtores de iogurte, feio! SE PUSESSEM MAIS BISCOITO / FRUTA NÃO PRECISAVAM DO AROMA. Seus gananciosos!

Tenho medo. E ainda me faltam comer uns 14 iogurtes.

2 comentários:

M. disse...

Ahahahha

Tenho mesmo saudades tuas... porque???

Porque simplesmente nao existe mais ninguem que faça um post sobre iogurtes e os seus 0,8% de biscoito. :)

Mas eu acho que e um post mesmo util... tanto que...

vou ja ali ao frigorifico ver a percentagem de strudel de maça que o meu iogurte marca branca de um supermercado (que tem uma musica muito bonita, linda mesmo, que passava de 2 em 2 minutos na radio, televisao e sabe-se la mais onde) tem. e se so forme 0,8% eu vou la e reclamo!

Ahhh eu sei que muitas palavras necessitam de acentos... mas o meu portatil decidiu que isso nao funcionava. e ate eu perceber o que ele tem evito escrever senao sai tudo assim! :(

Sara non c'e disse...

ehehehe :) e então, quanto tinha? 1% pelo menos??