28 janeiro, 2011

Governo (diz) que vai rever. Se governo diz que vai rever, não vai rever porra nenhuma



O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) está aberto a rever as normas técnicas de atribuição das bolsas de estudo aos estudantes das universidades portuguesas. O ministro Mariano Gago assegura que o impacto social das regras que entraram em vigor neste ano lectivo vai ser tido em conta e o regulamento pode sofrer correcções.

"A revisão das normas técnicas, após uma avaliação da sua aplicação e do seu impacto, já estava prevista. Não deixaremos de avaliar o impacto social do actual sistema de apoios sociais", assegurou ontem ao PÚBLICO o ministro Mariano Gago, garantindo que serão feitas as correcções ao regulamento de atribuição de bolsas que se revelarem necessárias. (...)



[Sim, com certeza. Quando arranjar 2 mil euros para pagar a propina invisto-os numa aposta: Em como isto não vai acontecer].


Os dados já disponíveis revelam que um quarto dos estudantes bolseiros ficou sem apoio em face das novas regras.(...)

"A situação viola as legítimas expectativas dos estudantes e contraria o critério de confiança sobre o qual firmaram a sua relação com a instituição universitária e com o Estado", consideram os membros do órgão máximo da UM, em comunicado. 


Este é um um problema grave. Eu escolhi o meu curso contando com o apoio que existia. Se me tivessem negado a bolsa, eu tinha ido embora para Ermesinde e por lá ficava. Agora: cortarem-me a bolsa no segundo ano, numa altura em que já fiz as cadeiras do 1º semestre do 2º ano?! No ano em que tenho a maior despesa de sempre com o curso?
Isto é desonesto.

5 comentários:

R. disse...

é triste este país... mesmo. uma pessoa tenta fazer alguma coisa, evoluir mas não consegue.

eu comecei uma pós-graduação na semana passada e estou para ver se no futuro não será dinheiro mandado fora... sem falar q nem sequer estou a trabalhar na minha área de momento.

força Sara. há-de haver alguma solução

Sara non c'e disse...

Pois Rita, sei que a tua área também não é fácil, e sei a exploração de longa duração a que são sujeitos os advogados recém-licenciados... Espero que consigas tirar proveito da pós-graduação... O que é que uma pessoa há-de fazer depois de anos e anos a estudar? Desistir de vez ou continuar a estudar ainda mais? será que tantos anos de estudo não valorizados pelo mercado de trabalho não nos deram uma lição? Passei pelo mesmo dilema.

Isto não há-de ficar sempre assim, pois não? Boa sorte na pós rapariga. Boa sorte para as duas*

Cirrus disse...

O Sócrates, desonesto???

Pelo amor de Deus, Sara!

;D

R. disse...

eu acabei por suspender o estágio da Ordem dos advogados há uns meses. não estava a gostar do que fazia e ainda por cima sem remuneração (tendo em conta q ainda são 2 anos e tal de estágio, não é suportável)...
Ainda tenho outras hipóteses dentro do Direito mas não é fácil. A ver se a pós-graduação sempre me dá um avanço qt a isso, é essa a esperança.

obrg e igualmente ;)

Sara non c'e disse...

Acho incrível estagiar anos sem qualquer remuneração. Incrível! Incrivelmente absurdo... sobretudo vindo da parte de quem trabalha com leis. Fizeste bem, Rita. Espero que a pós valha a pena!