12 novembro, 2010

Já não há gladiadores

É com tristeza que leio a notícia do Público sobre o ruir da Casa dos Gladiadores, em Pompeia. Aconselho a leitura deste artigo:

Pompeia, "símbolo do desleixo" de Itália, ameaça fazer ruir Governo de Berlusconi
Por Clara Barata

Este artigo é já o rescaldo desta desgraça patrimonial. Foi no fim-de-semana que a "Casa dos Gladiadores", um edifício de dois mil anos, situado em Pompeia, a cidade soterrada pelas cinzas do vulcão do monte Vesúvio em 79 d.C., ruiu. Puff. Património Mundial da UNESCO que se desfez em areia.

O Presidente da República, Giorgio Napolitano, não foi meigo: "Devemos todos sentir o que aconteceu em Pompeia como uma vergonha para Itália.".

Eu não queria dizer nada mas... sim, é de facto uma vergonha. Se os talibãs destruíram os Budas, a Itália destruiu uma parte importante de Pompeia deixando aquilo à sua sorte. Como diz o artigo do Público,
Há muito que se fala nos problemas de conservação de Pompeia, e ainda em Outubro o jornal Corriere della Sera tinha publicado um grande trabalho denunciando o estado da cidade. "A verdade é que esta área arqueológica, única no mundo, é o símbolo de todo o desleixo e ineficácia de um país que perdeu o bom senso", escrevia o jornal num editorial que tinha por título A humilhação de Pompeia.

Isto é uma vergonha para Itália. Será, claro, uma vergonha para Berlusconi, mas Berlusconi não tem vergonha na cara.

Terá sido uma das piores coisas que já aconteceu a Itália. Ah, e o ruir da Casa dos Gladiadores, também.

5 comentários:

Cirrus disse...

Lá como por cá... a diferença é que o Berlusco gosta delas jovens, o nosso PM não gosta.

Dylan disse...

Não fazia ideia. Eu a pensar que só nós é que não queriamos saber do estado do património para nada. Afinal...
Um país tresandando arte e cultura deveria ser melhor tratado.

Sara non c'e disse...

O Berlusco é uma verdadeira fraude.. o que vale é que a Itália se deve ver livre dele em breve. E nós do nosso Berlusco tuga também.

Dylan, fiquei mesmo triste. A entrada para Pompeia custa 11€, aquilo tem entre 2 a 3 milhões de visitantes por ano... esse dinheiro deveria ser aplicado na manutenção deste património da Humanidade :(

Anónimo disse...

eu fiz tudo para preservar as ruínas de Pompeia...até deixar os sapatos em casa e ir visitá-las de pantufas...mas o sr. Berlusconi tinha de estragar tudo..enfim!

Sara non c'e disse...

LOL, o teu nível de parolice afectou mais as ruínas do que o descaso do Berlusco.. :P