25 outubro, 2010

Neste blog vai falar-se sobre Cavaco Silva (e não é mal)

Pois é, caro leitor, este blog é muito democrático e imparcial. Não gosto de Cavaco Silva, nem que ele fosse de chocolate belga (talvez se ele fosse apenas belga eu gostasse, porque aí não estava cá), mas parece que o senhor às vezes diz coisas acertadas. E eu cá estou para apontá-las.

A Revista Única, que sai com o jornal Expresso, traz, esta semana, um especial sobre o mar, e o primeiro artigo sobre o tema é a opinião de Cavaco Silva sobre Portugal e o mar. Ora, Portugal não tem petróleo. Não tem propriamente metais preciosos. É um país, digamos, pequeno (refiro-me à área terrestre, gente maldosa!). Ora, o que é que Portugal tem de sobra? Mar. Posto isto, a questão óbvia é: porque não aproveita Portugal o imenso recurso com o qual foi dotado? Porque é estúpido.

O artigo chama-se: O mar: uma prioridade nacional. E chama-se muito bem, porque o mar devia mesmo ser uma prioridade, ao invés de comboios com nome francês. E aqui eu dou o braço a torcer. Porque Cavaco pode ser uma nulidade em muitos aspectos, mas lá que tem apelado a que Portugal acorde para a questão do mar, lá isso tem.

Diz o nosso presidente que
"Portugal é hoje um dos países costeiros da União Europeia onde há menor criação de valor e emprego nos sectores ligados ao mar". E de seguida, vem a tareia: "No domínio das actividades marítimas, Portugal produz três vezes menos emprego do que a Grécia [pimba!], gera um valor que é mais de três vezes inferior ao da Bélgica [que tem uns colossais 98 km de costa, estamos a levar uma coça] e mais de seis vezes inferior ao da Dinamarca".

Digam lá se havia necessidade de levarmos esta facada no orgulho. Não havia, pois não? E o presidente remata objectivamente:
"A conclusão que se pode extrair é que um país que não sabe aproveitar os seus recursos naturais se arrisca a ver esses recursos serem explorados por terceiros, assim hipotecando o seu futuro".

Pumba. Vai buscar! Que já não bastava termos abdicado da nossa independência alimentar e andarmos a importar tudo o que é comidinha, ainda nos pomos a dormir nestas questões do mar.

O Presidente, em dia inspirado (ou isso ou foi um dos assessores que lhe escreveu este texto tão claro e directo ao assunto), avisa, e bem:
"(...) No entanto, não nos devemos iludir. Para que se possa explorar o mar com sucesso é necessário não só possuir empresas competitivas mas também ter um país atractivo para que essas indústrias - e o investimento estrangeiro que se pretende atrair - se estabeleçam e floresçam em Portugal".

E não deixa a culpa em mãos alheias:
"Ora, os factores de que depende a atractividade de um país (...) são determinados essencialmente pelo poder político central do Estado, ou seja, pela Assembleia da República e pelo Governo". É precisamente aqui que, de entre os agentes e decisores da sociedade portuguesa, o silêncio sobre este desafio se continua a fazer sentir com mais intensidade. (...) Cabe, pois, às instituições políticas decidir se querem ou não aproveitar a vantagem comparativa que o mar nos pode trazer".

'Ah e tal, sim senhor, eu escrevo um artigo acertado, mas agora que o Marcelo anunciou que eu sou candidato à presidência - chocando tudo e todos, porque ninguém estava à espera - deixa-me aproveitar o tempo de antena e malhar no centro-esquerda'. Epah, e o que é que posso dizer. Malha bem. Não consigo encontrar o artigo pela net, mas aconselho a sua leitura. E cá estou eu, humildemente, a dar razão ao Cavaco pelo menos uma vez na vida

O que era preciso agora era que estas pessoas que falam e sabem do que falam estivessem no poder. Porque se não, nada feito.
Hum, mas espera lá....

6 comentários:

Cirrus disse...

Fiquei extremamente confuso. Este é o Cavaco Presidente, o que acarinha a pesca e os pescadores e quer o país a produzir mais do mar. Já não é o Cavaco Primeiro Ministro que conheci aqui há uns anos, aquele que ordenou as cargas policiais sobre os pescadores quando estes fizeram manifestação contra o abate de embarcações. Bipolaridade? Vai-se a ver, ainda vai aparecer mais algum Cavaco por aí...

Sara non c'e disse...

São aquelas coisas. Depois de deixarem de mandar, parece que ficam iluminados. Mas este ainda é PR, ainda pode tentar fazer alguma coisa, para além de escrever (?) artigos ajuizados na imprensa.

Cirrus disse...

Sara, é isso mesmo! A responsabilidade tira-lhes a clarividência. Não é para menos. Ou desfalcam o BPN ou governam. Das duas uma...

;)

Dylan disse...

Nunca gostei do Cavaco nem do seu feudo: o cavaquistão. Só isso!

Um leitor recentemente adquirido disse...

O artigo pode ser encontrado em:
http://www.portosdeportugal.pt/menu/index.php?x=94 e fazer download ou directamente em http://www.portosdeportugal.pt/UserFiles/pr-32410793.pdf

Sara, parabéns pelo blog, gosto particularmente dos temas politiquices e parvónia ;)


Continuação de boas 'escrituras'

Sara non c'e disse...

Obrigada pelo artigo e pela visita. Espero dar motivos para um regresso :)