07 setembro, 2010

ERC, preciso de ajuda

Parece que o mundo mudou desde 2008. O mundo e o JN. Na sua essência, continua a fazer títulos enganadores e alguns artigos tendenciosos, e eu perdoo porque também acho que as pessoas têm de fazer o mínimo de esforço mental e não açambarcar tudo o que lhes põem à frente, ou quem sabe (num esforço sobre-humano) ler para além do título.

Durante o curto espaço de tempo em que estagiei na secção do online, só para aí a meio do estágio é que pude começar a moderar os comentários das notícias. Diziam que era uma responsabilidade, que não podiamos ter insultos e acusações arbitrárias nos comentários. Tudo ali bem moderadinho, qual porteiro da Lux, a decidir quem entra e quem tem de aprender a expressar os seus pensamentos sem insultos e acusações ridículas.

Parece que as coisas de repente mudaram. As caixas de comentários transformaram-se numa web-lixeira. Qualquer anónimo escreve ali o que quiser, insulta quem quiser, lança os boatos que quiser, incita ao racismo, à morte, ao que calhar. O JN até já tem comentadores fieis, que já se conhecem! E o JN parece que faz de propósito para atear o fogo entre as pessoas. Veja-se o seguinte título:

Cinco milhões de portugueses vivem do dinheiro do Estado

É claro, tal como em várias outras notícias, que depois se vai a ler e não é bem assim. Mas o que é que isso interessa? Está dado o doce ao idiota. 400 e muitos comentários, zero em debate construtivo, claro está. Havia até alguém que escrevia aos seus companheiros de maldizer: 476 comentarios??? bora lá falta apenas 24 comentarios para batermos o recorde da noticia mais comentada em 2010 no jn ,siga malta toca a insultar ai forte e feio.

 Vale tudo por mais umas visitas à página? Ou com tanto despedimento já não há mãos a medir para moderar comentários? Dito de outra maneira: perderam toda a vergonha na cara ou só perderam mão-de-obra?

Sem comentários: