21 março, 2010

A festa do futebol

Distúrbios onde quer que seja entre pessoas que nunca trocaram uma conversa na vida; feridos; vandalismo e roubos em estações de serviço; violência gratuita, filmada e transmitida pela televisão mas onde quase nunca há culpados, já que, depois de uma sessão de apedrejamento, em que a polícia até está presente, os seus protagonistas vão na mesma ver o jogo ao estádio e causar mais distúrbios; petardos, ferros e cadeiras do estádio arrancados e atirados para o relvado de jogo; picardias; jogadores que pisam com as suas chuteiras as pernas do jogador adversário estendido no chão, pontapeiam à vista de todos ou pela calada, sendo estes a dar o exemplo de que a violência e a ausência de fair play é quem mais ordena; dirigentes, responsáveis e árbitros corruptos; pessoas que se zangam e exaltam mais a discutir futebol do que política, e que eu gostava que me explicassem o que é que o futebol faz pelas suas vidas para que interpretem uma crítica à sua equipa do coração como um ataque pessoal.

É a festa do futebol. É o ópio da sociedade portuguesa.

5 comentários:

Vanessa Coelho disse...

e o nosso BENFICA ganhou =D


*

Sara non c'e disse...

Verdade! E gritei cada golo! Mas depois penso nisto tudo e dá-me vontade de vomitar...

Cirrus disse...

Sara, não temos culpa nenhuma do que aconteceu. Sabes muito bem que há de tudo em todos os clubes, excepto num. Aí só há disto. E tu sabes bem disso, és de Ermesinde e conheces bem.

Dylan disse...

Ainda estes dias tive uma discussão virtual sobre a violência no futebol. É que por detrás da "inocência" de um simples cachecol com frases insultuosas ao rival, pode estar também a origem do que vimos ontem no Algarve. Um ódio incompreensível, regionalista, quando o futebol deveria de ser apenas não mais do que isso - um jogo.

Sara non c'e disse...

O que me choca é ver o major das forças de segurança na sic a dizer que não foi feita nenhuma detenção porque não era suposto, dado que é um mero evento social e que não está previsto na lei. HÁ PESSOAS A ATIRAR PEDRAS CONTRA OUTRAS PESSOAS, INCLUSIVAMENTE FORÇAS DE SEGURANÇA, mas não é suposto deter ninguém. Não. Santa paciência. Se eu atirar uma pedra contra um desconhecido só porque este veste uma cor que eu acho feia, quero ver o que me acontece!