17 setembro, 2009

Política de Ve$%&/()de

Foi noticiado ontem pela revista Sábado que votar no PSD dá entre 25 e 30€, em Lisboa.

"O PSD tem sido marcado por tantas disputas internas nos últimos anos, para a direcção nacional e para a distrital de Lisboa, que para melhorar o resultado eleitoral houve quem comprasse votos a militantes angariados em bairros sociais."

Aqui está uma boa medida da oposição que, mesmo não lhe cabendo essa responsabilidade, leva a cabo uma medida para ajudar as famílias a fazer face à crise. Um grande bem-haja. Resta aguardar que este projecto piloto seja agora alargado a nível nacional, que cá no Porto também temos muito bairro social.

Dois dos nomes por detrás desta medida de combate à crise? António Preto e Helena Lopes da Costa. Grande lição de generosidade para quem andou aí a dizer que estes dois políticos não deviam estar nas listas por terem problemas com a justiça! Uma bofetada de luva branca para os críticos de meia tigela.

Este esquema não é inovador. Acho que uma tal de Dona Branca já tinha feito algo parecido com isto:

"Em termos estatísticos, comprova-se que as principais secções do PSD na distrital de Lisboa duplicaram de militantes com quotas pagas entre 2002 e 2008, sendo que a secção “E” até sextuplicou os filiados. Muitas quotas são pagas indiscriminadamente por alguém que não os militantes. Uma das estratégias de angariação de inscritos no PSD passa pela contratação de avençados em juntas de freguesia que, para manterem os empregos, têm de garantir a manutenção do poder ao presidente da sua secção angariando militantes que votarão em quem lhes indicarem."



Manuela Ferreira Leite não respondeu às questões da Sábado, facto que não é nada típico da líder do PSD, conhecida por comentar sempre na hora qualquer assunto. Mas fe-lo mais tarde, perante toda a comunicação social.

A senhora disse que não conhece nenhuma história deste tipo, mas que são casos recorrentes. Um caso de esquizofrenia que desconhecia, para além dos outros problemas psicológicos todos que já lhe sabíamos.

Manuela Ferreira Leite avança também que já está a contar que apareçam mais histórias. Dizer isto com ar de descrédito dá a ligeira sensação que ela sabe que há por aí mais podres, mas é para não ligar se faz favor, porque estão aí as eleições e isto só pode ser má vontade da imprensa. Se ao menos os conteúdos da imprensa não fossem decididos pela própria imprensa, como defende a líder do PSD, esta maçada seria evitável. Por isso toca a votar nela dia 27. Já quando o Jornal de Sexta foi encerrado, a poucos dias das eleições também, Manuela Leite não usou o mesmo argumento.

Cada político com a sua verdade. Mas, se eu me chamasse verdade, punha um processo por difamação em tribunal contra o PSD.

6 comentários:

Pronúncia disse...

Caso se verifique a veracidade da notícia é vergonhoso, mas não de espantar.

Só te esqueceste de dizer duas coisas:
- os votos pagos, foram para eleições internas no PSD e não são para as legislativas, conforme a notícia quer deixar transparecer;
- porque é que todos os "ex-militantes" que receberam dinheiro, agora fazem parte das listas de outros partidos?!

Quanto a pôr um processo em tribunal por difamação, é melhor pensares bem... terias que por muitos mais que um! ;)

Cirrus disse...

A ânsia do job é tão grande, a ilusão do poder tão apelativa, que tudo vale. É assim há já muito tempo, infelizmente...

Sara non c'e disse...

Pronúncia, penso que a notícia é clara em relação ao tipo de eleições afectadas por esta compra de votos. Quanto à militância actual de quem denunciou o caso, não sei nem tenho tempo agora de confirmar, mas na minha opinião não põe em causa a veracidade da história.

Pronúncia disse...

Sara, referi-me ao título do jornal. Quem ler o título, esta altura de campanha, pensa que o PSD paga votos para as legislativas. Tu sabes que a notícia não é essa, eu também sei, porque ambas lemos a notícia até ao fim, mas sabes perfeitamente que a maioria das pessoas não o faz.

Quanto à veracidade da notícia, como te disse, não me espanta se for verdade e também te disse qual a minha opinião... Vergonhoso!

Se também for verdade que as pessoas que afirmaram terem recebido dinheiro para votarem em A ou em B, agora fizerem parte de listas de outros partidos, isso não abona nada a favor daquilo que dizem. Quando muito podemos concluir que são pessoas que se vendem e dizem qualquer coisa desde que lhes paguem... logo põe em causa a veracidade da história! Aliás é o cerne da questão!

Por fim falei no processo em tribunal, porque caso fossemos a processar todos os políticos que mentem e fazem aldrabice... muito poucos não seriam processados (isto se sobrasse algum honesto)!

;)

Sara non c'e disse...

a parte dos processos eu percebi... escolhi o PSD porque este coloca a palavra Verdade como bastião da sua campanha. Insultuoso à palavra, a meu ver...

Pronúncia disse...

Tens razão, mais ainda mais insultuoso que este caso é o facto de terem incluído nas suas listas pessoas com processos pendentes em tribunal... isso sim, para mim é ainda mais insultuoso, porque é um facto e não o diz que disse, típico de uma campanha eleitoral (infelizmente).

Mas também é insultuoso ter alguém a bombardear-me todos os dias com a transparência, a rectidão e a moralidade, quando um dia é "um animal feroz" e nas vésperas de eleições "é um cordeirinho". Quem apregoa progresso quando o que eu vejo à minha volta é um País cada vez mais desgraçado. Quem apregoa que é preciso dar valor à excelência e ao mérito e é aquilo que nós (tu, até se calhar melhor do que eu) vemos... a começar na educação e a acabar no acesso ao emprego!

Por essas e por outras é que vou votar em branco... de mentirosos, incompetentes e moralistas disfarçados... ESTOU FARTA! ;)