16 setembro, 2009

jornalismo de spin doctoring

Vasco Ribeiro lança "Fontes sofisticadas de informação" - DN.

Um estudo sobre a influência das fontes na construção do noticiário político em Portugal concluiu que "só um terço do produto jornalístico dos diários estudados é produzido por iniciativa das redacções".

"Mais de 60 por cento das notícias analisadas resultaram da acção de indução por parte de assessores de imprensa, relações públicas, consultores de comunicação, porta-vozes e outros peritos em 'spin doctoring', ou seja, são determinadas pelas chamadas fontes sofisticadas de informação", salientou hoje, em declarações à Lusa, Vasco Ribeiro, autor da investigação que deu origem a um livro que será lançado quinta-feira no Porto.

Outro dado que o autor destaca desta investigação é "a incapacidade do consumidor das notícias de detectar a intervenção dos técnicos de comunicação e relações públicas na construção das mesmas".

"Isto porque só em 1,3 por cento do total das notícias analisadas foram identificadas fontes profissionais de informação, facto que faz jus ao rótulo 'sombra' frequentemente colado a estes profissionais", considerou Vasco Ribeiro.

O autor investigou o noticiário político dos quatro principais títulos da imprensa diária portuguesa de âmbito nacional e generalista e aferiu o peso relativo de cada um dos tipos de fontes, identificou os meios de transmissão de informação aos media e caracterizou os graus de confidencialidade adoptados nesta tarefa.

Através da análise sobre 15 anos de notícias políticas publicadas pelos principais diários nacionais, "Fontes Sofisticadas de informação" apresenta-se como "uma singular investigação sobre a influência das fontes na construção do noticiário político em Portugal", explicou.

O estudo baseia-se na análise de conteúdo das secções de "Política" e "Nacional" de Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Público, nos anos 1990, 1995, 2000 e 2005.

Vasco Ribeiro é docente do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto e da EGP - University of Porto Business School e director de Comunicação da Universidade do Porto. Consultor de comunicação de varias empresas e instituições públicas já dirigiu a campanha de várias candidaturas políticas.

A sessão de lançamento oficial do livro vai contar precisamente com as intervenções de um assessor, de um político e de um jornalista: o próprio autor, o secretário de estado da Saúde, Manuel Pizarro, e o editor do Jornal de Notícias, Elmano Madaíl.

A sessão irá realizar-se às 18:30 de quinta-feira, na FNAC do NorteShopping (Matosinhos).



E eu vou lá espreitar o meu antigo professor, que adora cortar na casaca dos jornalistas (aqui neste caso com números que o justifiquem, e bem :( )

Sem comentários: