31 julho, 2009

Miséria de crise

Ontem li umas coisas muito giras na imprensa, mas achei que quem merecia um post era eu. Agora que passou a euforia, não podia deixar de trazer um tema que nos toca a todos de forma tão emotiva:

Primeiro semestre de 2009
Quatro grandes bancos privados tiveram subida de lucros de 17 por cento

Apesar da crise, os quatro grandes bancos privados do mercado português, BES, BCP, BPI e Santander Totta, apresentaram no final da primeira metade de 2009 lucros de 760,7 milhões de euros, uma subida homóloga de 17,4 por cento.

(...) Ainda assim, o discurso dos banqueiros sobre a evolução do negócio -- na divulgação das contas semestrais das últimas duas semanas -- foi bastante cauteloso. Mantêm-se as dúvidas sobre a rapidez da recuperação da actual crise económica.
[in Público]


Eu sabia que estávamos em crise. Se bem que eu acho que não me lembro de um ano em que, em Portugal, não se dissesse "Ai Jesus, estamos em crise". Mas não sabia que estávamos assim tão mal!!!

E mesmo que isto da crise se deva praticamente ao desleixo/fraude/especulação dos bancos, não podemos ficar indiferentes à situação precária em que a banca tenta sobreviver. Erraram, sim, mas estão a pagar por isso.

Por isso eu peço: Vamos todos salvar os bancos! Vamos incentivá-los a aumentar ainda mais os seus spreads, vamos compreender que, apesar dos apoios do Estado que alguns receberam, os bancos não emprestem dinheiro às empresas, vamos todos, sei lá, doar 10% do nosso salário aos bancos do nosso país, para que o segundo semestre não seja tão miserável!!! Porque um país com bancos fraquinhos não vai a lado nenhum, e lucros de 760 milhões de euros num semestre não chegam para praticamente nada.

Não adianta fechar os olhos à miséria, não adianta atravessar a rua só para não ter de passar por uma dependência do BES: a desgraça não desaparece só porque a ignoramos. Por isso, força bancos!

2 comentários:

Pronúncia disse...

Gostei da ironia!

Também vi a reportagem e pensei o mesmo... tadinhos!

Afinal parece que a crise não é igual para todos :(

Bruno disse...

olha olha, tanto chorou com a minha opinião sobre o artigo do João Bonifácio sobre o Super Bock Super Rock e depois sais com uma desta.