07 junho, 2009

Eleições às postas

Não podia deixar de mandar os meus bitaites parvos sobre as eleições, e vou fazê-lo em jeito de Twits e sem sequer ter paciência para esperar pelos resultados finais.

-Parabéns, abstenção! Espero que decidas e votes em consciência em Bruxelas, já que, como sabes, as leis da União Europeia afectam-nos directamente. Nada que seja importante.

-A Direita foi a grande vencedora das eleições por quase toda a Europa (apesar de em Portugal não ser bem assim, como nos querem pintar), coisa típica de suceder durante crises.

-O Bloco de Esquerda alcança um resultado histórico e passa a 3ª força política (até esta hora está assim) mas o seu líder foi o único cujo discurso foi cortado a meio pelos 3 canais generalistas.

-Vital Moreira vacilou muito durante o discurso, talvez porque se limitou a estudar o texto escrito sobre a vitória.

-Manuela Ferreira Leite afinal tem um sorriso bonito e uma faceta animada que eu desconhecia. Dizer que “Rangel contribuiu para a VITALidade desta campanha” só pode ser pirraça...

-O PSD grita uis de vitória e faz o símbolo da Playboy com os dedos indicador e médio mas esquece-se, obviamente, de dizer que os valores que alcançou são muito parecidos com a derrota que sofreram em 2004.
Paulo Rangel queixou-se que Vital tem mau perder e não lhe deu os parabéns pela vitória, mas não creio que Rangel tenha tido a humildade de ligar a Miguel Portas para parabenizá-lo pela excelente subida de votos e agradecer-lhe ter roubado os votos ao PS que muito contribuíram para o colocar na frente.

-A JSD é parola.

-Nuno Melo parecia estar a discursar no Coliseu dos Recreios para o público dos Globos de Ouro.

-Uma jornalista que só tem direito a uma pergunta, se for um bocadinho inteligente, não a gasta perguntando ao Primeiro Ministro se “visto que perdeu votos à esquerda, vai virar agora as suas políticas mais à esquerda?”, sabendo toda a gente de ante-mão que nem ele nem ninguém responderia sem ser com rodeios e frases feitas de que o governo não pensa nisso só pensa no país blá blá blá...

-Elisa Ferreira vai para a Europa, mas se ganhar (She had a dream) no Porto vai já abdicar do cargo. Se perder, sim, regressa a Bruxelas. Parece-me uma atitude #$%&/>.|.€/,§.



Agora venha de lá com força esse Erasmus Emprego!

9 comentários:

afectado disse...

Nas eleições podem-se sempre fazer leituras divergentes, dependendo de pessoa para pessoa. Eu como não filiado, não interessado e não seguidor de nenhum partido, vou tentar ser imparcial neste comentário :)

Pensei que a abstenção ia ser pior. Ainda assim, é preocupante.

A direita não foi a vencedora em Portugal, apesar de os dois partidos da direita terem conseguido bons resultados.

O Bloco é a 3ª força por centésimas, ou seja, é mais simbólico que outra coisa. De qualquer forma, prevejo que nas legislativas vão consolidar esse 3º lugar.

Vital foi um cromo no discurso, como sempre foi.

MFL tem uma faceta que as pessoas não conhecem. A Sábado há umas semanas fez uma excelente reportagem sobre isso. Quem critica o ar frio dela, devia ler.

O PSD foi realmente o vencedor. Mais que não seja porque ficou em primeiro lugar contra todas as previsões. E se comparas os resultados de hoje e os de 2005 então vejamos os do PS que desceu cerca de 20%, coisa que não se via há décadas!
Pelas normas da boa educação que costumam imperar nestas situações, Vital devia ter ligado ao Rangel. Acho que é algo que demonstra bem o carácter de Vital. Algo que nada me surpreende nele. O Miguel Portas, pessoa com quem simpatizo, não tinha que receber um telefonema de parabéns pela vitória do Rangel, porque vencedor da eleição há um, o que fica em primeiro! O Miguel Portas conseguiu um bom resultado, mas o vencedor de hoje foi outro... o Rangel (pessoa com quem não simpatizo particularmente, mas que demonstrou ter algum potencial nestas eleições).

A JSD é MUITO parola. Aquelas músicas... que coisa ridícula! Cambada de cromos (a minha opinião sobre as outras J's não é muito diferente, devo confessar).

Simpatizo com o Nuno Melo. Pelo menos é dos poucos que tem feito algo no caso BPN para que se descubra a verdade. O discurso dele pareceu-me mais de raiva pela falta de consideração que tiveram com o PP nestas eleições. Não contava que tivessem a % que tiveram.

Concordo contigo relativamente a essa jornalista! Ai se eu fosse patrão dela :)

As candidatas do PS que também se vão candidatar a Municipios são politicas sem espinha dorsal. Fica-lhes muito mal a elas, e fica muito mal ao partido pelo qual estavam a votos. E algo me diz que por causa disso vão ser penalizadas nas autárquicas.


Desculpa a extensão do comentário, mas apeteceu-me debater ponto a ponto a tua opinião :)

Sara non c'e disse...

Obrigada pela paciência, Afectado :) Obviamente que quando digo que, seguindo a sua linha de pensamento, o Rangel tinha de ligar ao Miguel Portas, estou a ser irónica :P Quanto ao PSD ter vencido as eleições, obviamente que, literalmente, as venceu. Mas conquistou votos? Ou os votos que costumam ir para o PSD foram para outro lado? Daí eu não achar que o PSD tenha sido realmente um vencedor ;)

Quanto à MFL... Ela já tem aquela imagem há bastante tempo, já a vi em flash interviews em que ela foi bastante antipática e até insolente. Talvez por essas criticas se fazerem ouvir tanto é que ela ultimamente tem aparecido mais sorridente, mais acessível. Na minha opinião isso chama-se assessores de imagem :P

afectado disse...

Em relação ao que se previa, sim, o PSD conquistou votos. Em relação há 4 anos atrás, até perdeu... cerca de 13.000 votos. Mas isso não é nada se comparado com o PS que perdeu mais de meio milhão de votos em eleições onde só votam 37% das pessoas. O que aconteceu é que estes tempos de descontentamento e desespero estão a levar as pessoas para os partidos mais extremos. O PSD resistiu a essa fuga de votos, o PS não.

Sim, é verdade que ela já não aparece tão sisuda. Mas a reportagem da Sábado era interessante porque o jornalista disse que ela era muito mais afável e simpática quando não estava a ser filmada do que quando tinha alguém a gravar por perto.

De qualquer modo não simpatizo muito com ela.

Sara non c'e disse...

Aí está a razão porque eu não considero que o PSD teve a vitória que festejou. O PS perdeu votos porque estes foram transferidos para outros partidos QUE NÃO O PSD. O PS teve uma enorme derrota. O PSD apenas beneficiou dela...

afectado disse...

O PSD tinha que festejar senão íamos assistir umas eleições em que o vencedor não festejava :)

E acho que a alegria que eles tinham tinha mais a ver com as perspectivas que este resultado abre para os próximos meses, mais concretamente para Setembro/Outubro.

Digo eu que de politica não sei muito.

Sara non c'e disse...

Eu sei, eles fazem o papel deles, nós que estamos deste lado temos de fazer o nosso, que é ver além das palavras ocas e omissões que este gente nos transmite :)

afectado disse...

E que belo trabalho estamos a fazer :D

Anónimo disse...

Adoro os teus bitaites parvos. O meu preferido:

"-A JSD é parola."

Somos jornalistas tão isentas =b

beijinho*

Cirrus disse...

Mais do que festejar vitórias ou amargurar sobre as derrotas, não deviam os partidos políticos reflectir um pouco sobre os números da abstenção e de votos em branco?

A abstenção quase dava para fazer uma revisão constitucional. Os votos em branco atingiram insólitos 8%(!). Será que esta gente pensa que nada disto quer dizer alguma coisa?

Quanto a vencedores, é evidente que há um grande vencedor, que é o Bloco de Esquerda. Um partido de extrema esquerda que alcança 11% dos votos numas eleições europeias é obra, atendendo ainda ao facto de nem sequer existir à uma dúzia de anos. O PSD nunca poderia sair vencedor destas eleições, pelo simples facto de que o PS fez falta de comparência, ao impor um candidato tão mau, mas tão mau, que nada disse a seu favor em momento algum.

Passou a taça da liga, que foi para os pobrezinhos. Agora vem a Taça de Portugal, que também vai para os pobrezinhos. Depois vem o Campeonato, e aí o PS, infelizmente, acaba com 15 pontos de avanço...