30 março, 2009

Politiquês

Ministro do Ambiente admite portagens para entrar nas cidades de carro
30.03.2009 - 14h02 Lusa

"O ministro do Ambiente admitiu hoje a introdução de portagens à entrada das grandes cidades portuguesas, mas ressalvou que este não é o momento para fazê-lo, já que depende da concordância dos municípios e da consciência das populações.

“É com medidas como estas que as pessoas vão compreendendo o problema, o absurdo, a deseconomia, o desperdício que é andar a gastar gasolina num carro de uma tonelada, que leva lá dentro uma pessoa com 50 quilos”, frisou Francisco Nunes Correia

Questionado sobre se considera “inevitável” a introdução de portagens à entrada das grandes cidades portuguesas, Nunes Correia respondeu: “Olhando para aquilo que é a trajectória das sociedades contemporâneas e olhando para aquilo que as cidades mais desenvolvidas hoje já fazem, porque é que Lisboa há-de ficar para trás? Porque há-de estar condenada ao subdesenvolvimento?”

Só o “timing” não parece ser o mais adequado, ainda que o ministro tenha recordado o êxito destas medidas em grandes capitais europeias, como Londres.

“Este é o momento? Talvez não seja o momento. Neste momento estamos a lançar uma medida [“Car Pooling” e “Car Sharing” (partilha de carros)] que eu acho que cria clima para isso”, admitiu. “Em Londres está a ser um modelo de sucesso, porque é que aqui não iria ser?”


Ah, o politiquês. Eu acho que este seria um idioma fundamental para o currículo escolar. Mas acho que é daquelas matérias que não interessa à classe política (toda).

Hoje trago um daqueles casos óbvios, possível de se dar no primeiro módulo desta disciplina.
"este não é o momento para fazê-lo, já que depende da concordância dos municípios e da consciência das populações". Ora. Parece-me que este não é o momento para fazê-lo porque estamos em ano de eleições. Após o PS ser reeleito, parece-me que "a concordância dos municípios e a consciência das populações" vão evoluir de forma ultra-rápida.

No entanto, é de salutar a vontade de um ministro em seguir exemplos de países desenvolvidos. Parabéns, este é o caminho!! Portugal "não pode continuar a ficar para trás, nem condenado ao subdesenvolvimento"! Senhores ministros, vamos pegar nesta ideia e copiar, de forma CONTEXTUALIZADA, mais exemplos bons vindos de cima. E não só aqueles que mais lhes convêm...


PS: Ó Público, que foto tão má...

Sem comentários: