14 janeiro, 2009


"o muro que separa os vivos uns dos outros não é menos opaco que o que separa os vivos dos mortos (...)"


José Saramago
O Ano da Morte de Ricardo Reis


Fizeste-me pensar numa morte que vivi em 2008. Uma morte, entenda-se, que por aí anda ainda, do lado do muro dos vivos. Eu é que fui expulsa para o outro lado. Porquê? Não sei bem. Acho que sei mas ninguém gosta de reconhecer a indiferença ou o desprezo.
Adiante.
Quando uma pessoa de quem gostamos muito morre, fisicamente falando, é muito triste e o luto traz uma dor inquantificável. Nunca mais vamos ver essa pessoa, ouvi-la, te-la, sabe-la... Acabou.
Mas quando nos morre uma pessoa só a nós, e só nós sentimos a perda porque o "morto" ainda anda do lado do muro da vida, apenas nos deixou a nós, temos de engolir em seco um luto que nos atormenta pela dúvida, e a dúvida custa.
Há a fase em que não aceitamos a perda. Tentamos trepar pelo muro porque gostamos da pessoa, ela tinha-se tornado tão importante para nós! Não aceitamos bem, andamos atrás, justificamos atitudes...

Acho que hoje te estou oficialmente a fazer o funeral.
Por muito que tenha dito até agora que não queria mais saber, que não voltaria a dar o braço a torcer para tentar saber de ti (porque, de facto, não o mereces, mas estás-te a cagar), é o que estou a fazer, mas pela última vez.
Tinhas-te tornado num dos meus melhores amigos, partilhávamos gostos, gozos, risadas, música, viagens, vivências. E em nome disso eu tentei.

Mas chega a altura em que abrimos, ou que alguém nos abre, os olhos para a realidade: quem ergue um muro de separação pela sua própria vontade não merece luto algum.

5 comentários:

Anónimo disse...

Andamos numa má fase, ou assim me parece...

Há muros que se erguem para não serem desfeitos e infelizmente nunca ouvi falar de um muro que não trouxesse consigo algum sofrimento...

Melhores dias virão, de certeza, especialmente se já tens os olhos abertos para a realidade ;)

Saudalunações

R. disse...

há pessoas que não valem a pena o desconforto. e mesmo assim custa-nos separar delas... mas é ir mentalizando que quem realmente importa, está do nosso lado do muro ;) *

mario_no_code disse...

Foste buscar uma citação de um dos meus livros preferidos :)

Por vezes os muros erguem-se e causam um sofrimento que mói...no entanto, esses muros erguem-se pedra a pedra...por razões que se calhar fazem ver que talvez seja melhor aquele muro estar ali.

beijinho

mario_no_code

Starlight disse...

Um dia ele vai voltar e vai-te explicar porque se afastou...eu acho que sei porque foi ;)...mas mesmo assim não entendo este afastamento "geral" :)
Beijinhos Sarinha

joana disse...

abracinho+beijinho {}