15 fevereiro, 2013

15 de Fevereiro de 2013

Um dia como os outros em Portugal.

Nas redes sociais vive-se a revolta virtual. Recordam-se as declarações do gabinete de Passos Coelho em Agosto.

"O Diário de Notícias cometeu a ousadia de perguntar ao gabinete de Pedro Passos Coelho se o senhor primeiro-ministro se dera ao cuidado de pedir factura do aluguer da sua casa no Algarve. Visto que o aluguer sazonal de habitações de Verão é uma das formas habituais de fuga ao fisco, o DN achou a pergunta pertinente. Mas Pedro Passos Coelho considerou-a uma evidente violação do “foro privado”, porque “não estão em causa dinheiros públicos”.
Da próxima vez que um inspector das finanças lhe perguntar se negociou as obras de casa ou o arranjo do carro sem factura e sem IVA, já sabe o que deve responder.
"

Partilha-se até à exaustão, na semana em que o governo decidiu que os consumidores que não pedirem uma factura num café podem ser multados, e já pôs fiscais a correr pela caça à multa.

Por seu lado, a RTP foi para o Parlamento perguntar aos deputados que fazem as leis se pediram factura lá no bar. O bar onde um café custa 35 cêntimos e tudo é baratíssimo. Honório Novo, do PCP, achou que a melhor resposta a dar ao jornalista era isto:

"Ouça, eu suponho que o senhor não tem nenhuma ligação à administração tributária, senão pedia-lhe identificação da administração tributária. Como não me mostra, não vou responder à sua pergunta".

Alguém que apresente o jornalismo ao senhor deputado Honório Novo, por favor.

Igualmente questionado, o deputado Manuel Pizarro nem sequer sabe se é possível pedir factura no bar da Assembleia. Porque é que seria possível pedir factura no bar do parlamento, se os deputados vivem protegidos da realidade por uma espécie de bolha Actimel? O senhor deputado nem sequer sabe se a lei já está em vigor. É normal. Afinal, ele apenas é pago para estar no parlamento e acompanhar a elaboração de leis e actualidade do país que lhe paga o salário. Como é que ele podia saber se a lei já foi aprovada ou não?


Na área da cultura, destaque para o fotógrafo português Daniel Rodrigues, que acaba de vencer o prestigiado concurso World Press Photo, na categoria "Daily Life". Está desempregado e foi obrigado a vender o seu material fotográfico para sobreviver.

E assim foi mais um dia no Portugal de 2013.  Amanhã há mais.