16 setembro, 2011

Viva o revivalismo

Que outro álbum bonito festeja 20 anos este mês? O Nevermind, claro. Bom como há 20 anos. Imutável, quem sabe eterno. O choque do tempo só nos atinge quando vemos fotos dos seus autores:

Krist Novoselic, és mesmo tu?

Gostava de ver como estaria o Kurt 20 anos mais velho. E não me venham com clichés do tipo "Ahhh é impossível imaginar o Kurt com 44 anos, aquele espírito rebelde e atormentado tinha a morte como destino", blá blá blá balelas. Não me lixem. Àquela época eram todos rebeldes, muitos passaram pelo mesmo drama da fama e muitos sobreviveram à droga.
 Gostava de ver uma espécie de "Nirvana Twenty" com o Kurt a comentar o passado com mais 20 anos em cima, tal como fez o Eddie Vedder no Pearl Jam Twenty.

O tempo é uma cena do caraças. Uma cena que me deprime. O Kris Novoselic está mesmo diferente... Estão todos. Mas foi há 20 anos que tudo mudou realmente.

3 comentários:

AUFDERMAUR disse...

Belo post o teu...
Eu gosto destas coisas, acho que são homenagens merecidas mas deixam-me nostálgica...
Sempre que olho para o Eddie Vedder e para o Chris Cornell fico a pensar porque é que o Kurt e o Layne não conseguiram seguir o mesmo caminho e ter uma vida feliz e estável...

Eu gosto muito do Kurt e identifico-me imenso com ele. Ainda hoje ando com um fio com uma chapa com o símbolo dos Nirvana :)

E olha que o Butch Vig está mais velho mas, tirando isso, nem mudou muito :)
O Krist está muito diferente mas continua com o mesmo sorriso e com aquelas roupas com cores estranhas :D

Vita C disse...

20 anos, caneco, 20 anos. Tudo mudou, é isso. Ponto final. Uns ficaram, outros não, e o Kurt acaba por ser uma espécie de estereotipo de génio atormentado e incompreendido. Ainda assim, preferia imaginá-lo a ficar já com a barba com tufos brancos do que com um tiro na cabeça.
E se eles, os que ficaram, estão mais velhos, também nós o estamos. E mudadas. Mas mudámos também com eles, e estivemos lá (quase) desde o início.

Cirrus disse...

É um marco, de facto, mas não deixa de ser o menos interessante álbum dos Nirvana, exceptuando talvez o Unpluged, que consegue ser bem mais fraquinho. O Nevermind é bom, mas mesmo assim, dos de estúdio, o pior sem dúvidas e a grande distância do Bleach e do Incesticide.

Quanto ao tempo... Penso que seria o Kurt com mais 20 anos. Só isso.