11 setembro, 2011

Há 10 anos

Eu tenho uma memória de peixe. Mas lembro-me perfeitamente do dia 11 de Setembro de 2001. Tinha 14 anos e, como boa estudante do preparatório, estava em casa sem fazer nada, a acabar calmamente de almoçar e a ver o Telejornal. De repente surge a notícia de que um avião tinha embatido numa das Torres do World Trade Center. Os jornalistas debatiam se seria um acidente, se seria um atentado. A resposta chegou poucos minutos depois, e em directo: eu vi o segundo avião ir contra as Torres.
Na altura, não sabia que estava a presenciar um dos raros momentos na História que classificamos como de viragem. Há um "antes" e um "depois" do 11 de Setembro de 2001. Na altura não sabia o que era isso do terrorismo. Hoje, todos sabemos, todos vivemos com essa ameaça constante, ao mesmo tempo que muitos se aproveitam para tomar medidas assassina em nome do terrorismo.

Os Estados Unidos também perceberam que não podiam gerir o mundo sozinhos, embora a atitude de supremacia se tivesse mantido em decisões como a invasão do Iraque. O conceito de guerra mudou: como derrotar um inimigo chamado terrorismo? Com armas? Em combate? Com vigilância permanente de tudo e todos? Ou com prevenção, com state building, com construção de pontes entre culturas?

O 11 de Setembro provocou muitos mortos. Morreram milhares no dia, e muitos milhares nos anos seguintes, no Afeganistão, no Iraque e em atentados por todo o mundo.

O 11 de Setembro foi há 10 anos mas, de certa maneira, começou há 10 anos. Que a data do seu fim marque também um "antes" e um "depois" na Humanidade.

6 comentários:

Cirrus disse...

Curiosamente, tenho uma opinião diferente da tua. Penso que o 11 de Setembro não mudou rigorosamente nada. Apenas acelerou algumas coisas que já eram evidentes.

Sara non c'e disse...

Cirrus, é claro que o 11 de Setembro não aconteceu do nada há vários factores que conduziram a isto. Mas o 11 de Setembro alertou o mundo para uma realidade, e deu justificação para algumas guerras. Foi isto que permitiu perceber como lidar com o terrorismo, foi isto que tornou a Humanidade paranóica com segurança e discriminatória para com os árabes. O 11 de Setembro provocou mudanças bruscas em várias áreas. O mundo mudou...

Cirrus disse...

Tu vivias neste mundo antes do 11 de Setembro???

Sara non c'e disse...

Cirrus, sim, sei perfeitamente que existiram atentados antes no ocidente. Há inúmeros estudos em relações internacionais que te podem mostrar detalhe por detalhe as mudanças que aquele atentado trouxe. Eu não me lembrei deste post por acaso, nem sou anunciadora de estrondosas descobertas... O 11 de Setembro acarretou mudanças. Facto :)

Cirrus disse...

Só ninguém consegue dizer quais... Curioso.

Sara non c'e disse...

Andas desatento... E eu estou sem tempo para pesquisar uns quantos e mostrar-tos ;)