19 janeiro, 2011

É o chamado inquérito dois em um

Só 6% dos portugueses confiam na classe política

A fama dos políticos e dos governos não podia estar pior em véspera de eleições presidenciais. A cinco dias de o país decidir quem será o próximo Presidente da República, uma sondagem de opinião mostra que a desconfiança na classe política é generalizada, o que contamina também a opinião sobre o cenário económico. A grande maioria dos inquiridos diz que Portugal está a caminhar na direcção errada e que o país estava melhor há 25 ou há 40 anos.

O inquérito foi conduzido pela consultora Gfk junto de 1002 portugueses entre os 18 e os 64 anos, de todo o território de Portugal Continental. A sondagem integra os trabalhos do Projecto Farol, um
think-thank

De acordo com o estudo, 94 por cento dos portugueses dizem não confiar na classe política, 90 por cento nos Governos, 89 por cento nos partidos e 84 por cento na Assembleia da República. Cerca de 70 por cento revela também não ter confiança nos tribunais, na administração pública ou nos sindicatos.
constituído por figuras como Belmiro de Azevedo e Daniel Proença de Carvalho que quer traçar um guia para o desenvolvimento do país até 2020.

(...)




Conclusões a tirar deste inquérito:

1- 94% das pessoas andam de olhos abertos. Mas ainda assim continuam a votar em quem não confiam;
2- Ficamos a saber a percentagem de portugueses ligados à política: 6%.

3 comentários:

Cirrus disse...

Eu acho que são 6% que acham que são políticos. Os verdadeiros políticos não confiam neles próprios.

Sara non c'e disse...

Hum... olha que acho que eram mesmo políticos (ou familiares)... eles sabem que não prestam, mas guardam para eles... e o segredo é a alma do negócio!

amsf disse...

O meu cartão vermelho será entregue amanhã, pelo candidato José Manuel Coelho, às elites nacionais!