13 dezembro, 2010

Alegresaurius? Obrigada, Wikileaks!

Como uma notícia nos traz tanta coisa. Umas novas, outras repetidas, como a mentira do Sócrates ao parlamento sobre os voos da CIA.

"Diplomatas revelam que Sócrates permitiu aos EUA utilizar as Lajes para repatriar presos de Guantánamo

Diplomatas dos Estados Unidos em Portugal referem que o primeiro-ministro português José Sócrates permitiu aos Estados Unidos utilizar a base aérea das Lajes para repatriar presos de Guantánamo, revela o El País.

Num telegrama de Setembro de 2007, a embaixada norte-americana em Lisboa congratula-se por Sócrates “ter permitido aos Estados Unidos utilizar a base das Lajes nos Açores para repatriar presos de Guantánamo”.


Esta autorização foi avaliada pelos próprios diplomatas “como uma decisão difícil que nunca foi tornada pública”. Pelo que, de acordo com o jornal, o teor da comunicação é de agradecimento.


Os funcionários norte-americanos destacam, também, a posição do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sobre os voos secretos que em 2008 provocaram celeuma internacional.
“Portugal tem uma imprensa muito suave”, disse Cavaco a interlocutores dos EUA, segundo a citação publicada pelo jornal espanhol.

(...)


Outros dois pontos perturbam a relação de Portugal com os EUA: o tardio reconhecimento da independência do Kosovo e uma redução, decidida em 2007, dos efectivos portugueses no Afeganistão.

Em ambos os casos, os diplomatas norte-americanos atribuem a responsabilidade a Cavaco. “Suspeito que a grande pressão de Cavaco Silva para a redução das tropas no Afeganistão é motivada, em parte, pelo mal-estar pessoal de nunca ter sido recebido pelo Presidente Bush”, escreve o embaixador Alfred Hoffman, depois de manter contactos com Cavaco em Novembro de 2007.


LOL

(...)

Por fim, Manuel Alegre é referido como “dinossauro esquerdista” ou “Alegresaurius”."



Talvez a única novidade verdadeira seja o termo Alegresaurius, que já me proporcionou umas belas risadas. Sublinho ainda a vergonha que deve ter sido para Cacavo ter sido vencido pela imprensa suave, aquando do caso das escutas ridículas que a própria presidência tentou plantar na imprensa.

Sobre os voos da CIA, um primeiro-ministro com tomates e integridade demitir-se-ia. O que me leva a concluir imediatamente que Sócrates nem sequer vai pensar em fazer tal coisa.

4 comentários:

Cirrus disse...

E ainda dizem que a Wikileaks é um perigo! Para quem? Para estes personagens? Viva a Wikileaks!

Sara non c'e disse...

Viva!

Dylan disse...

Sara,

A respeito dessas supostas viagens, nada está confirmado. Houve realmente um pedido de permissão por parte dos EUA, isso não significa que houve anuência do governo português. Acho que cada um anda a interpretar os telegramas conforme a sua conveniência.

Sara non c'e disse...

Dylan, aquilo que tenho lido é que sim, houve anuência... e que os governantes eleitos por nós nos mentiram.

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/socrates-aprovou-em-segredo-uso-do-espaco-aereo-e-da-base-das-lajes_1471154