01 maio, 2010

A Serenata da Academia do Porto

As capaz negras cobrem as ruas velhas, velhas de ver passar as capaz negras há tantos anos. Sem elas a cidade não era a mesma.
Há um dia por ano em que, posso jurar, até as pedras da Cordoaria ganham sentimentos e choram. Só não se nota porque são mais as lágrimas a cair em cima delas do que as que elas conseguem verter. Há uma noite em que a melhor tuna do mundo brinda os estudantes da sua academia com a melhor banda sonora que o momento poderia querer, e com o melhor pano de fundo. É a melhor tuna porque só ela me fez chorar, é a melhor banda sonora porque não concebo outro coro de vozes para as memórias que guardo e é sem dúvida o melhor pano de fundo porque não há cidade que se iguale ao meu Porto. Sim, o melhor pode ser subjectivo.
Bolonha roubou-me um ano de memórias. Num dia era a minha primeira serenata e, passados três míseros anos, despacharam-me para a última. Mas não se livram de mim tão facilmente. Hoje será a minha quinta serenata, a segunda como mera espectadora. Nas pedras da cordoaria já não serão as minhas lágrimas a cair, embora cá por dentro haja um jorrar de memórias e de saudade. Vou pensar no Manel e na Joana durante os Amores de Estudante, durante a Perdidamente, e vou-me lembrar do quanto a Joana chorou no nosso ano de finalistas e sorrir.

Às 00:01h há Serenata na Cordoaria. Hoje deixo o traje em casa e vou vestida de saudade.
Não posso deixar de pensar isto enquanto escrevo: tenho pena que Lisboa não tenha o espírito académico que tem o Porto ou Coimbra. Estão a privar os estudantes lisboetas das mais belas memórias que se pode ter enquanto estudante.

Para quem não pode ir hoje, o site da TUP disponibiliza as suas músicas aqui: http://www.orfeao.up.pt/tup/mp3online.htm

Para quem vai lá estar, até já.



4 comentários:

Cirrus disse...

Eu até tenho pena que o Porto não tenha o espírito de Coimbra, quanto mais Lisboa. Estão longe, mas muito longe.

Pronúncia disse...

Saudades das minhas serenatas...

Dylan disse...

Mas acho que nada iguala Coimbra...

Sara non c'e disse...

Acredito que sim, que Coimbra seja mais especial. Toda a cidade gira em torno da Universidade e é a que tem mais tradição. Não neguei que estava a ser subjectiva :)