28 abril, 2010

Parece que Portugal está Poor

Anda tudo em alvoroço porque uma agência chamada Standard & Poor's "cortou o "rating" de Portugal em dois níveis, de A+ para A-".
E agora, o que vai ser de nós? Vamos todos para debaixo da ponte? É agora que o FMI nos vai invadir ou ainda são precisos mais cortes de mais agências?

Pela minha parte, vou daqui a pouco dormir um sono descansado. Primeiro porque não vai ser uma agência que se chama Standard & Poor's que me vai tirar o sono. É suposto levar a sério agências com nomes tipo Fitch ou Moody?! Sejamos sérios, os nomes das agências que andam a pôr Portugal em alvoroço têm nome de cão (sem querer ofender os cães, coitados, não têm culpa dos nomes ridículos que os donos lhes dão).

O pior é que não são só os nomes ridículos que lhes tiram a credibilidade. Há coisas como esta por exemplo, que me fazem desdenhar completamente daquilo que estas agências ditam. Tudo muito bonito, sim senhora, mas... quais eram as avaliações destas agências pouco antes da crise do subprime? Ahhhh pois....
E já agora, uma dúvida que se abateu sobre mim assim de repente... estas agências são de onde? Americanas, não é? Ahhhhh, tou a ver....
E quem é que perde (logo, há alguém a ganhar) com estas avaliações negativas dos países europeus? Qual é, por exemplo, a moeda que desvaloriza? Hummmm, ahhhhhhh....

Na verdade estes meus hummmms e ahhhhhhs não significam nada. Eu percebo tanto de economia quanto agências que avaliam em alta países que pouco tempo depois colapsam: mais ou menos nada.

Sem comentários: