01 março, 2010

Recibos verdes também em Serralves

Os recepcionistas da Fundação de Serralves trabalham a falsos recibos verdes, alguns deles há mais de cinco anos. Estas pessoas, deveriam, obviamente, ter um contrato de trabalho. No entanto, estão neste momento a ser sujeitas a uma enorme pressão por parte da Fundaçao de Serralves para que se constituam como empresa, de modo a que possam continuar a exercer as mesmas funções de sempre.

Perante esta denúncia, efectuada pelo FERVE, a Fundação de Serralves veio afirmar que esta medida visada 'promover o empreendedorismo dos seus colaboradores/as' e acrescentou que não considera que a sua actuação seja passível de crítica.

A situaçao dos recepcionistas de Serralves foi já denunciada à Autoridade para as Condições de Trabalho e a todos os grupos parlamentares, sendo que o Bloco de Esquerda endereçou uma pergunta sobre esta situação ao Ministério do Trabalho e também ao Ministério da Cultura.


Porque consideramos esta situação inaceitável, imoral e ignóbil, apelamos à solidariedade de todos vós para que copiem o texto que apresentamos de seguida (ou que escrevem um do vosso agrado) e o enviem para os endereços que vos providenciamos.
Sugerimos também que, se/quando forem a Serralves, solicitem o Livro de Reclamações e escrevam sobre este assunto.

-----


À Fundação de Serralves:


Tendo tomado conhecimento da situação em que se encontram a trabalhar os/as recepcionistas da Fundação de Serralves, venho por este meio expressar o meu mais veemente desacordo perante a proposta a que estas pessoas estão a ser sujeitas.


Os/As recepcionistas de Serralves são falsos recibos verdes: estão inseridos numa equipa, têm uma local de trabalho definido e utilizam o material providenciado pela entidade que os contrata. Como tal, deveriam ter um contrato de trabalho.


Considero inaceitável que, ao invés de contratar estes/as trabalhadores/as, a Fundação de Serralves tenha proposto que estas pessoas se constituam como empresa para que possam continuar a trabalhar. Ora, trabalhadores/as por conta de outrem não são empresas: esta é uma torpe estratégia para incumprir obrigações contratuais!
Assim, apelo a que a Fundação de Serralves aja como entidade de bem, celebrando contratos de trabalho com estes/as trabalhadores/as.

---------
Pelo FERVE;
Cristina Andrade
--
FERVE
Fartos/as d'Estes Recibos Verdes
www.fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com

6 comentários:

Cirrus disse...

Já tinha ouvido falar desta vergonha. É o que é: uma imensa vergonha. Se instituições tão responsáveis culturalmente se comportam assim, é caso para dizer que nem os cultos têm ética. Ou vergonha. Na cara.

Sara non c'e disse...

Revoltante. Tenho a impressão que a vergonha e o respeito por quem trabalha se perdeu há muito tempo, algures entre umas notas de euros e uns cortes nos orçamentos.

Dylan disse...

A merda é sempre a mesma, só muda o cheiro...
É de facto uma situação insustentável e espalhada por diversas áreas da nossa sociedade laboral. E se todos dissessem não? Haveria trabalhadores?

Sara non c'e disse...

Dylan, há quem precise muito... e o pensamento de "se eu nao aceitar haverá outro que aceita" é perfeitamente legítimo... seria utópico pensar que não :/

Pronúncia disse...

Feito... ;)

Sara non c'e disse...

Obrigada pronúncia!