22 fevereiro, 2010

ISCSP: Mestrado em confusão? É lá.

Hoje vou dar uma coisa ao meu prezado leitor. Um conselho. Bom e grátis. É aproveitar, que eles são raros e eu sou forreta...

Se querem um mestrado muito mas mesmo muito bom em Relações Internacionais, mas estão indecisos, cá vai uma ajuda:

NÃO VÃO PARA O ISCSP!!!!!

A sério, não vão. A não ser que queiram:

-Ter 6 cadeiras onde vos pedem 273353728 trabalhos e frequências e tudo o mais, sem que vos seja dada qualquer aula (aula que se aproveite). Diria que do primeiro semestre aproveitei 20% das aulas? E em que 15% serão todas do mesmo professor, o único que deu a sua cadeira como deve ser. Os restantes docentes faltaram; mandaram alguém vir dar a aula por eles mas essas não serviram na maior parte dos casos para nada; faltaram; falaram sobre coisa nenhuma; faltaram.
Desengane-se quem pensa que isto é giro. No ensino secundário era uma festa, mas quando se está a pagar 3000€ por um mestrado e se quer realmente aprender, é uma chatice. Chatice que se agrava ainda mais porque temos de fazer os trabalhos e exames à mesma e temos basicamente que ser autodidactas. E eu não gosto de pagar para ter de aprender sozinha (até porque me sinto desorientada)

-Tentar resolver as coisas, fazendo queixa a quem de direito, mas nenhum dos professores se rever nas críticas e, portanto, tudo ficar como antes. Rezo a todos os santos académicos para que no 2º semestre a lição seja aprendida, até porque alguns dos professores manter-se-ão.

-Não saber se se passa a uma cadeira com 10 ou com 12. Descobrir hoje que afinal é com 14, ou seja, o contrário do que os professores disseram. Ter então de surpresa de ir a uma oral 15 minutos a seguir a saber que afinal aquele 13 não serve para passar. Mais de metade dos colegas não sabia e portanto não fez a cadeira. Faz para o ano e é se quer.
MAS DESDE QUANDO É QUE COM UM 10,11,12 ou 13 A CADEIRA NÃO FICA FEITA?!?!? Pois parece que o ISCSP ainda não aprendeu como se lida com Bolonha e fica assim. Quem não sabia disso que se f***, faz a cadeira para o ano, que ali não se dá explicações e muito menos se respeita os alunos (nem se dá aulas, não sei se já tinha dito).

Portanto, paciente leitor, já sabe o que tem a fazer. Acima de tudo, não mude de cidade a pensar que vai para o melhor e mais prestigiado mestrado do país na área das RI. Poupe o seu tempo e o seu dinheiro. Faça à porta de casa. Estou certa que na Universidade Moderna o curso estaria mais bem organizado... o que, penso, diz muito acerca da opinião que tenho actualmente sobre o dito cujo...

5 comentários:

Pronúncia disse...

Sara, mas a grande maioria dos mestrados funcionam mais ao menos assim... não existem para os alunos aprenderem, existem por causa dos professores!

A coisa só muda quando quem os organiza perceber quem é que paga...

Na Moderna?!
Olha que na Independente era bem "melhor"... houve um ilustre aluno que cometeu a proeza de fazer o mestrado ANTES da licenciatura... um verdadeiro génio! Só pode!

Sara non c'e disse...

Pronúncia, a coisa muda quando eles perceberem, ou quando nós lhes fizermos perceber... por acaso tenho uma turma bastante reivindicativa. Mas é inadmissível.. há coisas que se passam ali que não lembram à mais incompetente das almas... tudo gente simpática, mas que não sabe o que anda ali a fazer... não só alguns professores como pessoal da secretaria e afins!

Anónimo disse...

É estranhamente interessante reverme nas tuas palavras. Também eu estou num mestrado no ISCSP, que por acaso funciona pela primeira vez e está a funcionar exactamente como descreves...
Estamos todos unidos neste momente para reclamar oficialmente, até porque pelos vistos ser aluno num Mestrado é ser tratado como aluno do ensino secundário, com testes, exames, trabalhos, orais e sei lá mais quê...
No meu caso tenho a agravante de viver a 200 km do dito Instituto

Anónimo disse...

Estou a pensar em inscrever-me para o próximo ano lectivo no mestrado em administração pública no ISCSP. Conhecem a realidade nesta área - será igual ao que descrevem?? Realmente fazemos um esforço enorme, não só de dinheiro mas de tempo, supostamente para aumentar as nossas qualificações e depois não receber uma orientação adequada... é de facto uma desilusão!! BOA SORTE

Anónimo disse...

Estou a pensar fazer o mestrado no ISCSP no próximo ano lectivo (2012/2013) e ando a ver na net qual a opinião sobre a faculdade, organização do mestrado, etc... Deparei-me com este post nada animador, mas como já foi publicado há mais de dois anos, peço que alguém tenha a bondade de me dizer se as coisas por lá continuam genericamente na mesma, apesar das especificidades de cada mestrado. Obrigado!