27 fevereiro, 2010

Ascenção à nobreza

Hoje fui convidada a viajar para o Porto em primeira classe, no intercidades. O gentil convite partiu do funcionário da bilheteira, que me disse:
-Já só há lugar em primeira classe. Aliás, este já é o último bilhete. Vai em primeira ou espera 2 horas pelo próximo.
Ora, seria deselegante recusar um convite destes, pelo que estendi o meu magro cartão multibanco pela ranhura. Incrível como ainda faltava meia hora para o comboio partir, as filas estavam longas, e a CP não tem mais carruagens para acrescentar ao comboio.

Mas lá fui! Parti decidida. Estava prestes a fazer parte da nata dos intercidades durante 3 horas.
A primeira diferença está logo na denominação do espaço. "Salão". Assim, sim! Já estava farta de viajar em carruagens, decerto que num salão a viagem iria ser bem melhor. E porque paguei eu mais? Descobri assim que me sentei: mais 10 centímetros de largura no banco e mais 10 centímetros de comprimento para acomodar as pernas. Agora percebo... vale bem o investimento! Para quem tem metro e meio de altura como eu, dei logo o dinheiro por bem empregue. Aliás, a partir de agora as plebeias carruagens não apanham mais o meu cu... perdão, traseiro, naquele pardieiro.
Por falar em traseiro, as casas de banho também são iguais. Não há papel higiénico da Scottex nem sais de cheiro. A parte dos sais de cheiro não precisei de olhar para sabe-lo.
A primeira classe também não tem tomadas para quem quer ligar o portátil. As cortinas são igualmente verdes e, imagine-se, a paisagem lá fora é a mesma.

Para cúmulo voltei a chegar atrasada ao Porto. Parece que o salão da primeira classe chega ao mesmo tempo do que as outras simples carruagens: tarde, invariavelmente tarde. Tal como a CP já habituou a sua clientela.
Saí do salão.
Para a próxima se calhar espero as duas horas.

6 comentários:

Cirrus disse...

Há uma diferença que justifica a mudança de comboio: do intercidades para o Alfa. Essa vale a pena.

Sara non c'e disse...

Eu sei, já viajei em ambos. Mas sou uma pobre estudante, eu quero é ir no mais barato! Mas acho um abuso a diferença da classe normal para primeira classe quando a diferença sao 10 centimetros de cada lado... enfim, fazer o quê... há alternativa??

Dylan disse...

De facto, o Intercidades deixa muito a desejar. Desde casas de banho degradantes a bares que não funcionam durante semanas! Acrescenta ao facto de chegarem ao destino sempre atrasados...

Starlight disse...

Ontem também viajei de Lisboa para o Porto de comboio e em 1ª classe, mas foi no Alfa. O comboio chegou a gaia com um atraso de 20m...por causa do intercidades que ia á frente!! Cheira-me que a culpa do meu atraso foi tua!!!

Sara non c'e disse...

Martinha, foste a Lisboa e NÃO ME DISSESTE NADA????????
Relações cortadas :(

Starlight disse...

Fui a trabalho!
Foi tipo lusco-fusco :)