18 dezembro, 2009

Red Bull dá-te aziaaaaas!

Estou absolutamente farta de ouvir e ler comentários vindos de lisboetas sobre a porcaria dos aviões da Red Bull. Lisboetas e o João Semedo do BE, pronto.

Ah e tal que vocês dão demasiada importância àquilo, são só aviões, em vez de se queixarem deviam era fazer alguma coisa para que os eventos não viessem todos para Lisboa, etc etc e tal.

Eu achava que toda a gente era capaz de perceber que nós também não gostamos assim tanto do raio dos aviões. Sobretudo eu, que tenho metro e meio e não via patavina à minha frente das piruetas dos aviões. Além disso, não trabalho no ramo hoteleiro da área envolvente e portanto o meu interesse nos aviões também é quase igual a zero.

No entanto, veja-se lá, também estou um nadinha revoltada com o episódio do desvio dos aviões para Lisboa.

Vamos fazer um exercício mental para tentar alcançar o intelecto de quem vê a questão da maneira que eu exemplifiquei:

Imaginem que vocês e mais um irmão sustentam a vossa mãe, que passa muitas dificuldades, está em crise e mais uma quantidade de desgraças. Agora imaginem que vocês, não só são mais pobres que o vosso irmão, como são também o membro mais pobre de toda a família. Imaginem que vocês conseguiam uma coisa muito gira para vocês, que vos dá visibilidade exterior e um dinheirinho. Porreiro pá!! Agora imaginem que a vossa mãe, aquela que está em crise, pega no dinheiro que recebe dos dois e paga a essa coisa muito gira para ela passar para o lado daquele irmão, sempre o mesmo beneficiado, o sacana.
 Era injusto, não era? Sobretudo porque ela usou o dinheiro dos dois irmãos para beneficiar um... e isso, parecendo que não, arrelia o irmão mais pobre, que está farto de ver ser-lhe tirada uma catrefada de coisas, como, por exemplo, dinheiro que toda a família se reúne para distribuir pelos membros mais necessitados do clã e o raio da mãe chega até a desviar esses fundos para - surpresa! - o irmão queridinho, o beneficiado do costume.

Agora imaginem que o Porto é o irmão mais pobre. Uma sacanagem, ãh?

7 comentários:

Cirrus disse...

Sara, eles agora dizem que não se importam de partilhar!!!

afectado disse...

falta um pormenor nessa história... não são 2 irmãos, são muito mais. e se calhar o irmão que se queixa da injustiça também é por vezes beneficiado em relação a alguns dos outros irmãos.

esquecendo este caso, em que até sou sensível a muitos argumentos dos portuenses, muitas vezes queixam-se de que lisboa é beneficiada em relação a si, mas esquecem-se do resto...

Sara non c'e disse...

Cirrus, também achei piada ao altruísmo de eles não se importarem que o evento também se realize no Porto. lol

Afectado, tens toda a razão no que dizes, se calhar estendi-me mais no que pretendia na minha alegoria, ou então o irmão mais pobre em vez de ser o Porto terá de ser toda a região Norte, que como deves saber é das regiões mais pobres DA EUROPA!
Explica-me então como é possível, por exemplo, que sejam desviados fundos do QREN para Lisboa quando há regiões muito mais necessitadas.. Será que esta gente não percebe que se querem um país desenvolvido têm de tirar das 'lonas' todas as regiões?!?

Há cerca de dois meses estava na aula aqui em Lisboa a ler um jornal, cujo capitulo de Domingo era sobre o empobrecimento do Norte e como esta região tem sido prejudicada. Um colega viu o que eu estava a ler, olhou para mim com cara de gozo e disse: "acreditas mesmo que o Norte é prejudicado?!" Acho que só quem está no Norte e enfrenta uma taxa de desemprego absurda e que vive com salários tão baixos sabe o que sente quando vê o pouco que têm ser desviado para o sítio do costume. O Norte revolta-se porque é coeso. Se calhar falta isso às outras regiões, e disso não temos culpa...

Sara non c'e disse...

e afectado, eu não disse que eram só dois irmãos... disse voces e mais um irmão e disse até que eram o mais pobre da família...

Cirrus disse...

É bem visto, a própria cidade do Porto tem sido um sorvedouro dos dinheiros destinados ao Norte. E não esquecer que todas as grandes empresas nacionais têm a sua sede no Porto.

the bloom girl disse...

Olá.

Desculpa a invasão, mas este é daqueles temas que me dá nervos. Também acabei por fazer um post sobre este assunto, depois de ver posts e comentários de lisboetas sobre o assunto e que apresentavam tudo menos argumentos válidos, reduzindo-se mesmo a insultos e mais insultos.
O que é pena, é as pessoas tentarem reduzir isto a uma guerra norte/sul ou Porto/Lisboa, não vendo que o problema é vai mais grave do que guerrinhas sem sentido.
E não é os aviões propriamente ditos que irritam os portuenses, mas a centralizção exagerada e todas as desigualdades que daí advêm. Por isso, não entendo qual a dificuldade das pessoas em entender isto. Enquanto não se olhar para Portugal como um todo, o país não progredirá.
Assim sendo, e achando que já me alonguei muito, devo dizer-te que a explicação que destes foi das mais bem conseguidas que já li por aí. Parabéns.
Eu não consigo ser tão diplomática, principalmente depois de ler tão disparate com li.

beijinho

Pronúncia disse...

Sara, enquanto os portugueses TODOS não se convencerem que o País é só UM... vamos assistir sempre a este tipo de guerras e guerilhas! Uma vergonha!