12 outubro, 2009

Voto nos corruptos - um fenómeno estúpido ou nem tanto?

Estava aqui a travar um belo debate sobre a reeleição de Isaltino Morais e Valentim Loureiro.
Tudo começou com as críticas habituais ao facto de o povo eleger como presidentes das suas terras dois homens condenados pela justiça. Que não compreendem e que é indecente.

É, de facto, indecente. Mas, a meu ver, mais do que compreensível! Não sejamos hipócritas.
De um lado está um safado que enche os bolsos e os da família à custa do contribuinte nacional, mas que ao mesmo tempo faz prosperar a sua terrinha, fazendo a alegria das pessoas e melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes.
Do outro lado está um nabo, muito honesto, que não haja dúvidas, mas simultaneamente muito incompetente, coitado, que nem faz por mal. Este homem honesto é um mau 'gestor', não faz nada de jeito, desperdiça fundos em obra desnecessária ou mal feita e chega a perder investimento à custa destas trapalhadas.


Votavam em qual destes candidatos?

A resposta honesta sabemos todos qual é, até quem votou no Valentim ou no Isaltino. A verdadeira resposta só quem vive nestes concelhos é que sabe o quanto dói ter de dar. Não é por acaso que Isaltino Morais e Valentim Loureito foram reeleitos, apesar de a justiça já os ter condenado por crimes que cometeram. Estes são dois exemplos de terras que cresceram com a ajuda de anos e anos de presidência destes dois autarcas.

Em relação a Oeiras, já li reportagens de pessoas que, lamentando a estagnação que se vive nos seus concelhos, dão como exemplo de prosperidade Oeiras.
Com conhecimento de causa posso falar de Gondomar, onde não é difícil arrancar de alguém um orgulhoso "Votei Valentim!", seguido da velha máxima "Ele rouba, sim, mas tem feito muito pelo concelho". 

E eu compreendo estas pessoas, é claro que compreendo. Trata-se de uma visão mentecapta, até egoísta? Eu acho que sim. Mas as pessoas vão votar contra uma pessoa que lhes melhorou a qualidade de vida, que trabalhou por elas, em favor de outro candidato cujo trabalho não conhecem? 
Sabe-se ao que se sujeita qualquer pessoa ao cometer um crime. Mas a incompetência não é penalizada pela lei. E o autarca que pouco ou nada fez pela sua terra, que no fundo não cumpriu a sua obrigação, o único risco que corre é o de passados 4 anos não ser reeleito. E o que acontece muitas vezes neste país é que a incompetência até é premiada...


Por isso, sim, eu compreendo. Não afirmo que compactuo, mas compreendo quem vota nestas pessoas. Não tenho vontade de insultar estes eleitores porque, ao votarem em autarcas corruptos, não acho que estejam a dizer que concordam com a criminalidade, ainda que ao mesmo tempo seja essa a mensagem global.



E o que é engraçado é que Fátima Felgueiras, que foi ilibada pela justiça, não foi reeleita... por isso, corruptos de Portugal, deixem-se condenar que o pessoal gosta é de ter larápios profissionais no poder. A validação máxima desta qualidade tem de ser certificada pela justiça, porque senão esqueçam lá a reeleição.

3 comentários:

Cirrus disse...

Sara, só duas correcções:

Não existem apenas honestos e burros por uma lado e corruptos e inteligentes por outro. Se conseguem fazer coisas boas a roubar, imagina o que fariam se não roubassem!! Portanto, se são bons a roubar, também podem ser bons sem roubar.

A segunda correcção é que a Fátima Felgueiras está condenada a três anos de cadeia com pena suspensa, mas apresentou recurso. Ela só foi ilibada num processo.

Engraçado, engraçado será ver esta senhora a correr para o tribunal para anular o recurso, agora que não precisa dele para nada...

Sara non c'e disse...

Cirrus, eu sei que usei apenas um exemplo para opor aos autarcas corruptos. Porque precisamente contra estes não vejo grande indignação. Vejo uma espécie de resignação, "os políticos não fazem nada, este é mais um". E estes senhores/senhoras não recebem críticas na praça pública, indignações a toda a hora por serem reeleitos ou até subirem de posto... Sei que cometer um crime não é comparável à incompetência, mas ambas as situações deviam ser impeditivas para se chegar ao lugar de autarca!

Quanto à condenação da Fátima Felgueiras, não sabia.

Outra coisa que me enraivece são os candidatos que gostam muito muito da sua cidade, mas que depois não querem ficar como vereadores... oposição? para isso não contem comigo, eu nasci para mandar...

Cirrus disse...

Sara, até ao dia das eleições, também pensava que Fátima Felgueiras tinha sido absolvida. A informação que deram na TV (não sei em qual, mas deve ter sido na do Segway Incident, é que ela se encontra na situação que te disse na primeira resposta.

Estou a vender o peixe como o comprei, admito que a informação não seja verdadeira.