28 outubro, 2009

O crime do padre armado: a culpa é dos pais

Eu gostava muito de ter inventado este título, mas a verdade é que o jornal i continua a marcar pontos na criação de títulos:


"Boticas. O crime do padre armado

Na aldeia quase todos têm medo do pároco. E são rápidos a dizer que Fernando Guerra "não é boa gente". (...)



 Saramago deve estar feliz com isto. Não só porque é mais uma mancha negra para a Igreja Católica como, por outro lado, nunca se sabe se este padre não planeava rebentar os miolos do nosso prémio Nobel pelas heresias que andou para aí a dizer em público, o malandro.

Isto vem também reforçar um pensamento que tenho há já uns anos. É preciso muito cuidadinho ao escolher os nomes dos nossos filhos. Este padre gangster tem o apropriado apelido de Guerra. Estão a ver a fatalidade da coisa?

E os novos ministros, como se chamam eles? A do Ambiente: Pássaro. O da Agricultura: Serrano. Fátima Felgueiras? Foi parar a Felgueiras, pois, essa 'bela' localidade. Vasco P. Valente? Um valente idiota. Tony Carreira: a carreira que qualquer cantor romântico deseja ter.
Eu mesma: o meu último nome é Coelho e, quando era pequena, os meus dentes da frente começaram a crescer como se não houvesse amanhã e de forma anárquica. Tive de usar aparelho, senão hoje faria muito jus ao nome. E sempre adorei alface.

Isto, meus amigos, é muito perigoso. E a sociedade não fala disto. Mas a verdade é que um mau apelido pode condicionar a nossa vida para sempre. Casos como o de Diogo Feio ou de António Feio poderiam ser assim evitados. Para reflectir.

7 comentários:

Rui disse...

Abordagem interessantíssima do tema. O jornal i pode ter ganho no título mas certamente não no conteúdo.

Coelho não é mau de todo :) ... um irmão meu ia à lista telefónica, escolhia um Coelho qualquer e quando ele atendia, dizia : “É o Sr Coelho ? Sou. ... pum-pum ... matei-o !

Apelidos: dos alentejanos há-os hilariantes até dizer chega (e o rol das anedotas sobre o tema, enorme) !

Bj.
.

Sara non c'e disse...

Sofro muito com o meu nome. Já perdi a conta à quantidade de ezes que ouvi:
-"Esconda-se, menina!"
-"Porquê?!
-"Porque vem aí o caçador!"

-.-

Anónimo disse...

ora bem, eu sempre ouvi dizer q os coelhos curtem bué é cenouras, mas s tu dizes q é alface, eu calo-m...

qt aos apelidos, de facto so tenho a dizer q o meu s enquadra munto bem, devido ao facto de ser uma "santa" em mts aspectos. já fui mais... mas ainda sou qq coisinha... :P

Sara non c'e disse...

Elsa, és mais um exemplo da minha teoria. Fazes parte do grupo selecto de "Santos" que existem por aí. Uma espécie de boa rapariga misturada com pai Natal fora de época :P

1REZ3 disse...

E eu a pensar que ias dizer que foste contratada pela Mota Engil...

Sara non c'e disse...

Não me importava nada de ser familiar desse senhor que manda na Mota Engil... Deixava a minha integridade de lado por um belo factor C neste momento, que me tirasse da frustraçao que é não arranjar emprego...

Unknown disse...

O título tá do melhor! lol ;P