Mestrar, em quê e onde: eis as questões que me atormentam tanto que não deixam tempo para pensar em mais nada.
Depois de meses à procura de emprego, há que traçar um plano B, no meu caso um mestrado (que sempre equacionei).
E, com esta decisão, vêm os apêndices: Mestrado em quê?
Depois de uma licenciatura numa área que não dá emprego (para quem não sabe, Jornalismo), começa a pesar mais a empregabilidade do que andar a estudar 2 anos e a investir uns valentes euros em algo que depois só me abre portas de supermercados. Coisa que agradeço - obrigada pelo dinheirinho que me vão dando! - mas que não aprecio.
Pronto, que abomino, mesmo.
Vale a pena um mestrado em Jornalismo, ou serei mais valorizada se enveredar por outra área? Andei por Lisboa a ver mestrados em Relações Internacionais. Consta que o ISCSP tem nome na área! Já na Universidade Nova de Lisboa, o mestrado de Relações Internacionais garante um estágio, mas ao mesmo tempo tem um horário que só pode ter sido feito por alguém que não quer alunos: 6ªs das 18h à meia noite e Sábados a partir das 8h (!!!!!). Uma vénia a quem delineou este magnífico horário. Com certeza deve ter carro e mora a 2 metros do edifício.
Mestrados em Jornalismo Online, não estão famosos por cá... Fui à Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, informar-me sobre se o mestrado de Audiovisual e Multimédia se enquadra no que quero e o simpático senhor disse-me que "talvez dê". Talvez. Que isto de fazer um mestrado é quase igual a comprar uma blusa de tamanho S ou M. Talvez sirva, olhe, experimente.
Procurei a lista que Mariano Gago prometeu divulgar o ano passado sobre os cursos com mais desemprego e, a muito custo, lá encontrei aqui , mas confesso que não foi de grande ajuda...
Faltam orientações, gabinetes, fontes de empregabilidade independentes e fiáveis. Faltam medidas que desviem alunos de entrarem ao engano num curso sem qualquer perspectiva.
A mim faltam-me opiniões de quem sabe; de quem conhece; de quem já ouviu.
Quem as quiser deixar aqui, eu agradeço muito. :)
5 comentários:
Se estivesse no teu lugar, tentaria tirar um mestrado em algo diferente da tua licenciatura. Assim terias um horizonte maior na altura de procurares novamente um emprego. Quem sabe numa área que até complete a de jornalismo, e assim com um tiro até podes matar dois coelhos ;)
Afectado, foi nisso que pensei e assim cheguei a Relações Internacionais. A minha dúvida reside sobre se vale a pena, visto que as Ciências Sociais andam pelas ruas da amargura... Mas o programa pareceu-me tão interessante :-)
pois, agora deves fazer um bom estudo de mercado. era bom tirares algo que te garanta boas perspectivas de emprego.
A dúvida reside aí: como comprovar isso? No site do ISCSP diz que a empregabilidade é boa... ora, isto é o mesmo que eu ir ao site do Benfica e ler que o SLB é o melhor clube do mundo (se bem que...)
Só te posso dar o mesmo conselho que o Afectado: área diferente. Eu tirei Gestão de Operações e fartei-me de aprender o que já sabia...
Enviar um comentário