02 junho, 2009

Sábios atrás de um teclado

Fico parva com os comentários que vejo às notícias dos jornais online.
Pressupõe-se que quem se dá ao trabalho de visitar diariamente sites noticiosos são pessoas interessadas com o que se passa à sua volta, o que é de salutar num dos países desenvolvidos onde menos se lêem jornais (o que se alterou com a proliferação dos jornais gratuitos, e sem contar com os desportivos, mas isso era outra história, blá blá blá). Adiante.

Vou transcrever só alguns comentários que vi em 15 minutos de navegação por JN e Público.

Sobre a notícia do desaparecimento do Airbus A 330:

Realmente, há muitas nuvens carregadas na zona do desaparecimento do Air Bus, que se dirigem para Teresina... Por outro lado, eu não descarto a possibilidade de atentado terrorista. Mas quem e por quê? Se no possível local do acidente lá estão navios da NATO “a vagar”(?) Melhor dizer se a responsabilidade do acidente não seria da NATO?! Antonio Everardo

Sobre o caso da Alexandra, menina russa, em que a mãe biológica diz não confiar nas promessas do pai biológico de lhe arranjar emprego:

horácio88 - acho tudo uma palhacada entao vejamos?todos dias vese na rua criansas a levar estalos,pontapes,insultadas,etc etc pelos propios pais e avos porque sentense fustradas a vida nao lhe corre bem e vinganse nas criansas enfim e todo hipocrisia ainda bem que o estado russo nao brinca em portugal e o que se ve tenho dito....

Polícia de Intervenção impediu entrada de clientes na sede do BPP

Anónimo - se os clientes do bpp tiveram o azar de não serem privatizados como o bpn..mas o governo precisava de entara na administração do bpn a qualquer preço para ter acesso e esconder informação para depois o vital ter dados para falar em roubalheira e poderem tentar encravar o cavaco..irresponsáveis para não lhes chamar outro nome..

Um em cada quatro alunos do básico foi sujeito a plano de recuperação

Flash - MAS, O PS APRESENTA ALGUMA PROPOSTA COERENTE? Em que resultam as propostas do PS? Vejamos: aumento do desemprego, aumento da criminalidade, quebra do poder de compra das famílias, quebra de confiança no futuro, mau ambiente nos locais de trabalho, medo, perseguições, pressões sobre os orgãos de comunicação social, pressões sobre os juízes dos tribunais, insolvência da Justiça, protecção aos grandes interesses económicos, caos no sector Educativo, desorganização no sector da Saúde, destruição da Agricultura e das Pescas, eliminação da indústria, deslocação das multinacionais, perda de competitividade das empresas, diminuição do apoio ás pequenas e médias empresas, falências, depressão e angústia nas pessoas, aumento da desigualdade social, aumento da corrupção, clientelismo e caciquismo nas autarquias, abusos de poder nos serviços públicos, escândalo Casa Pia, escândalo Freeport, escândalo Cova da Beira, escândalos na banca, mentira, arrogância, oportunismo... enfim! E muito mais! EIS A RECEITA! ESTA É A EVIDÊNCIA DAS PROPOSTAS DO PS (Partido do Sócrates) PARA O PAÍS!


Incrível, sabe-se tanto neste país quando não se tem de dar a cara... E nem vou buscar as pérolas do Correio da Manhã porque isso seria fácil demais. Como basta escrever uma coisa qualquer numa caixa de texto toca a mandar toda a diarreia mental para ali e quem quiser que leve com aquilo.

Os comentários do Público não são moderados, já os do JN são. Já tive o prazer de os moderar, e digo prazer porque ler tanta merda dá uma genuína vontade de rir, e apenas por isso é que não se encontram coisas bastante piores. Adoramos mandar a nossa posta, fazer juízos de valor sobre coisas que mal conhecemos. A maioria destas pessoas acha que leu um texto sobre um assunto e já o domina, podendo escrever o que quer que lhe dê na telha (e pode, viva a democracia). Resta-me, para além de rir, vomitar de cada vez que leio certas coisas nas caixas de comentários.

Não é ser presunçosa e ter a mania da superioridade, é mais ter consciência de que a liberdade que uma caixa de comentários me dá não deve servir para mandar para lá qualquer coisa, difamar, fazer juízos de valor sobre coisas/pessoas de quem não sabemos absolutamente nada.


Pronto, não resisti e fui ao Correio da Manhã (que agora limitou em muito o tamanho dos comentários). Abri apenas uma notícia sobre uma miuda de 12 anos que fugiu de casa e pediu ajuda a um amigo de 20 anos:


Joana Silva, 12 anos, fugiu de casa e acabou denunciada por fotografia no jornal.


Armando - Como se diz lá pelo Ribatejo, este gajo devia era apanhar uma valente carga de porrada para não andar armado em aprendiz de pedófilo

7 comentários:

mario_no_code disse...

Pensei que este post era sobre o Boom :(

As pessoas adoram uma boa teoria da conspiração.É deixá-los divertirem-se.

Mário José reading your blog

Sara non c'e disse...

LOL o Boom não merece espaço neste local :P

Obrigada PakKaramu, é uma honra <3

Anónimo disse...

"Não é ser presunçosa e ter a mania da superioridade, é mais ter consciência de que a liberdade que uma caixa de comentários me dá não deve servir para mandar para lá qualquer coisa, difamar, fazer juízos de valor sobre coisas/pessoas de quem não sabemos absolutamente nada."

quoted for truth.

R. disse...

(o Boom, LOL)

pensa positivo:

"O psiquiatra americano William Fry, da Universidade de Stanford, afirma: «Quando rimos, rimos com o corpo todo», e por isso libertamos menos hormonas associadas ao stress, como cortisol e adrenalina. A libertação, em excesso, dessas substâncias enfraquece as defesas do organismo e aumenta a pressão arterial, predispondo o indivíduo ao desenvolvimento de infecções ou até mesmo a sofrer um enfarte. "

estas pessoas, com esses comentários, só querem o nosso bem :P

Sérgio Nunes disse...

A ideia (a minha) é não ligar às caixas de comentários.
Exactamente pelo facto de as pessoas não terem que dar a cara é que lhes saem este tipo de... coisas!

Mesmo a moderação de comentários não chega para evitar a parvoíce, já que não se pode eliminar um comentário a menos que este seja insultuoso para alguém (penso eu).

Por isso é que acho que as caixas de comentários nos jornais online são inúteis. Se pensarmos bem, os jornais em papel, não as têm...

Sara non c'e disse...

Olá, Sérgio! Discordo em relação à inutilidade das caixas de comentários. Essa é, aliás, uma das vantagens dos jornais online em relação às edições em papel, permitem que se gere debate, que o leitor dê o seu feedback. Pena que, em 90% dos casos, o leitor se limite a vomitar a primeira ideia que lhe vêm à cabeça ("ladrões", "assassinos", "era matá-los", "sua porca", "és tão boa", etc e tal). É pena que as pessoas não saibam aproveitar as vantagens que lhes são dadas...

Sérgio Nunes disse...

Sara, não me interpretes mal.
Sou a favor do debate.
Só que neste caso, fico com a ideia que as caixas de comentários não são utilizadas para isso. Daí acha-las inúteis.

Fora isso, bom conjunto de pseudo-comentários. Revela o tipo de esforço criativo que os leitores-comentadores fazem para produzir esta excelente literatura...