21 junho, 2009

Porto Belo aqui tão perto

Novo mercado baseado no famoso Portobello londrino vai animar a Praça Carlos Alberto todos os sábados até Setembro. Primeira edição contou com 28 espaços mas pode ser alargada.

Este sábado, das 14h00 às 19h00, a Praça de Carlos Alberto transformou-se no ponto de encontro de selos, postais e compotas, louças velhas e roupas jovens, jóias antigas, peças de autor, livros sobre o Porto, doces, vinho, sardinhas e até manjericos. Nasceu o Porto Belo, um mercado que se quer distinguir pela diversidade e atrair todos os tipos de público.

A proposta da designer e vitrinista Inês Magalhães de criar o mercado foi submetida à Câmara Municipal do Porto em 2008 e aprovada no início de Junho, mas a ideia já surgiu há 10 anos, enquanto Inês passeava com o marido no famoso mercado londrino de Portobello. "Achámos que fazia falta algo semelhante ao centro do Porto, para lhe dar mais alma", disse a mentora do projecto.

Embora nesta primeira edição do Porto Belo tenha dado para perceber que existe espaço livre suficiente para mais comerciantes participarem, enquanto não se reunir "mais material" que garanta condições extra estão disponíveis 28 lugares, diz Inês Magalhães. Qualquer pessoa se pode inscrever através do e-mail mercadoportobelo@gmail.com. O critério de selecção da organização é a "heterogeneidade". Cada lugar custa dez euros.



Quem sai do comboio em S. Bento percebe que este Porto já não é o mesmo de há um par de anos. Caminhando até à Avenida dos Aliados, pode ver-se que a Feira do Livro, que terminou a semana passada, deu agora lugar à Festa da Caricatura, que termina este Domingo, onde vários cartoonistas se oferecem para caricaturar o público presente. Ao subir até aos Clérigos, vêem-se em todo o lado enfeites para o S. João e barraquinhas com manjericos e outras vendas. Mais à direita, as pessoas movimentavam-se nas Galerias de Paris, que se preparava para mais uma enchente e, para quem quisesse, havia, uns metros à frente, na rua Miguel Bombarda, a festa do segundo aniversário do centro comercial Bombarda.

E tanto, tanto mais! Dá gosto passear no Porto, sair à noite, ver na agenda o que está a acontecer! Estamos no bom caminho.

3 comentários:

Pronúncia disse...

Cá por Braga também há uma feira de velharias no centro da cidade, penso que é mensal... mas nada se compara a Portobello, nem a Nothing Hill!

Aquilo parece um S. João. A rua fica cheia de gente, de tal forma que por vezes é quase impossível avançar. Vale bem a visita!

Um destes dias, se andar pelo Porto, vou ver se visito a Porto Belo, para então poder comparar.

Sara non c'e disse...

Eu sei, já lá estive e só tive pena de não poder ficar mais tempo (camden então é maravilhoso!)
Este tem muito que crescer, ainda é pequenino, e não é uma feira de velharias mas sim um mercado que pretende juntar os típicos artigos de coleccionismo com coisas jovens, novas, pelo meio ainda juntam biquinis dos anos 50 e roupas daquelas todas esquisitas. Gostava de ver o mercado alargado, sem dúvida :)

Anónimo disse...

Fogo. Também quero iiiiir =( tenho saudades do Porto e de todas essas iniciativas tão porreiras... nesse aspecto, Lisboa é uma grande seca por ser demasiado grande e dispersa. Mas em Sintra há uma feira de velharias, no primeiro e terceiro sábados de cada mês ^^ adoro enfiar o nariz em baús velhos...

beijinho*