26 maio, 2009

Centro de (des)emprego

Hoje fui inscrever-me no Centro de (des)emprego.

Esta frase tinha um potencial imenso para um post corrosivo, sado-humoristico-crítico, enfim, dizer mal, que é a única coisa que eu ainda sei fazer (não há lá nenhum emprego para dizer mal, é pena).

MAS não! Este post serve para provar que eu também sei elogiar um organismo público! Porque neste caso, merece. Saí de lá maravilhada! Ainda que com as mesmas perspectivas de emprego, que rondam mais ou menos o zero.

Fui preparada para esperar horas, devido à enorme afluência e lentidão que pautam normalmente qualquer serviço público; ia preparada para uma possível antipatia e total desinteresse face a mais um parasita da sociedade que lá se vai inscrever.

O que encontrei foi montes de anúncios de emprego espalhados pelas paredes, dossiers com anúncios organizados, ofertas de trabalho no estrangeiro, um computador à disposição para visitar sites relacionados com anúncios (...)
Mas, acima de tudo, encontrei pró-actividade. Simpatia, compreensão, vontade de realmente ajudar. Sinceridade, face à minha pergunta:
-"É altamente improvável encontrar aqui alguma coisa relacionada com jornalismo, não é?"
-"É..."
E à falta de melhor, a senhora fez uns telefonemas para me acelerar o pedido do CAP, em jeito de ajudinha. E lá fui eu para outro gabinete, onde um senhor enviou um e-mail por minha causa, por especial favor (que eu nem sequer pedi), e daí a meia hora já me estava a ligar com uma resposta e quando cheguei a casa já tinha um e-mail.

Caramba. Hoje aquela conotação negativa que todo e qualquer serviço público tinha para mim alterou-se. Não fui ao Centro de Emprego com qualquer esperança, mas saí de lá mais animada. Porque ali parecem saber que um gesto de boa vontade significa muito para quem se vê sem nada...

Camaradas desempregados do concelho de Valongo, podem ir até lá sem medo :)

7 comentários:

afectado disse...

Tens sorte então. No de Braga o atendimento é uma roleta russa. No que diz respeito ao atendimento tanto tens sorte como te apetece matar alguém...

Sara non c'e disse...

afectado, se calhar lá também... mas até agora tenho 100% de bom atendimento (fui lá uma vez) :P

Anónimo disse...

Tb não tive muito azar no meu. Mas acho que eles se esquecem que aquilo é um centro de EMPREGO e não apenas um centro de FORMAÇÃO. Enfim. Sexta feira lá vou outra vez. Para uma formação. Ou lá o que é aquilo.

Emprego por aqui = 0, nickles, zip, niente, nada, 0 x 0
(já enviei o meu cv para aquele anuncio que deixaste no meu blog...thank you anyway ;) )

Beijinho*

Anónimo disse...

"Esta frase tinha um potencial imenso para um post corrosivo, sado-humoristico-crítico, enfim, dizer mal, que é a única coisa que eu ainda sei fazer"

POR ISSO EU TE DESCOBRI POIS POR ISSO EU VI EM TI POTENCIAL SARA SEI MUITO QUE SIM E POR ISSO TE QUERO CONTRATAR TIPO ESCRAVA AINDA ASSIM A VERDADE É QUE VI ESSE POTENCIAL ASSIM E É DE LOUVAR. UM BEM HAJA SARA POIS EU SEI DE MUITA COISA E UMA DELAS É QUE VAI CORRER TUDO BEM DA MESMA FORMA QUE VAMOS TODOS MORRER E EU TE QUERER CONTRATAR AINDA QUE DE BORLA. FORÇA SARA O POVO ESTÁ CONTIGO!

Sara non c'e disse...

Credo. Estás em campanha? Vejo que já conheces o Caps, um dia apresento-te o Ponto Final :P

Pronúncia disse...

Sara, parabéns pelo texto!

No meio de tanta desgraça, é bom ver que há alguém que ainda consegue elogiar alguma coisa, especialmente um organismo público.

Mas sinceramente, acho que tiveste sorte de principiante... espero estar enganada! Era muito bom sinal.

Felicidades nessa procura de emprego ;)

Sara non c'e disse...

Obrigada Pronúncia! Acho que estou mesmo a precisar de sorte (já que não tenho cunhas :P)